Qual é a diferença entre obsolescência planejada e a obsolescência percebida?

Perguntado por: rornelas5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido como uma tendência de ...

Você pode ter ouvido falar muito pouco sobre ela, mas a obsolescência programada faz parte do seu cotidiano. A TV que você comprou há quatro anos já não serve mais e você se pergunta como algumas pessoas tinham o mesmo aparelho por 20 anos no passado? Isso é o que chamamos “obsolescência programada”.

Tal caso é representativo da obsolescência técnica, quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra. Além desse tipo, existe também a obsolescência psicológica, quando o consumidor, mesmo tendo um produto em bom estado de conservação, resolve comprar um novo e descartar o antigo.

A obsolescência pode ocorrer de três formas: programada, perceptiva ou funcional.

  • Obsolescência programada (ou planejada) ...
  • Obsolescência perceptiva. ...
  • Obsolescência funcional (ou técnica)

Obsolescência programada é um fenômeno industrial e mercadológico dos países capitalistas que surgiu em 1930.

Resposta. Obsolescencia perceptiva é uma forma de reduzir a vida últil de um produto,mesmo que esteja em boas condições . Os fabricante lançam produtos modernos dando aos produtos antigos aspectos de ultrapassados,fazendo com que o consumidor adquira outro.

Em termos gerais, existem dois tipos de obsolescência planejada: a técnica e a psicológica.

A obsolescência pode ser classificada em três tipos distintos: econômica, física e operacional.

No meio ambiente, a obsolescência programada contribui para a emissão de gases estufa, e consequentemente, para as mudanças climáticas. Isso é gravíssimo para os produtos em que se usa muitos recursos naturais finitos para sua produção.

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

A obsolescência programada tem vantagens para as empresas fabricantes dos produtos e para o próprio sistema econômico, pois permite manter ou inclusive aumentar as vendas ano após ano ao incentivar o consumo. Por sua vez, a sociedade também se beneficia de um constante investimento em P+D+inovação.

Resposta. É uma forma de produção que gera o aumento de consumo no sistema social capitalista com vistas a sustentar o andamento da economia.

A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.

Obsolescência técnica ou funcional
Pode ocorrer: Quando um novo produto ou tecnologia mais funcional, toma o lugar do antigo (por exemplo, do telégrafo para o telefone, do disquete de 5 1/4" para o de 3 1/2", do celular analógico para o digital etc).

O primeiro passo é refletir sobre a compra, dando prioridade aos produtos de acordo com a sua aplicação e durabilidade. Assim que escolher adquirir um produto de acordo com suas características, busque em sites de avaliações problemas recorrentes.

A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido como uma tendência de ...