Qual é a diferença entre o tabernáculo e o templo?

Perguntado por: abotelho9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O tabernáculo era um lugar sagrado para os filhos de Israel, assim como o templo é um lugar sagrado para nós atualmente. Esse tabernáculo destinava-se a ser portátil porque os filhos de Israel mudavam-se freqüentemente enquanto estavam no deserto.

No Templo de Salomão é possível conhecer uma réplica do Tabernáculo de Moisés, local onde eram realizadas cerimônias de adoração e sacrifícios. A tenda era procurada para perdão de pecados e gratidão; em ambos os casos, o sacrifício era necessário.

Templos são budistas e santuários são xintoístas. Por isso, tenho utilizado, em postagens, a expressão templo budista e santuário xintoísta.

Tabernáculo: O tabernáculo consistia de três divisões através das quais a pessoa deveria passar para chegar à presença de Deus: o pátio externo, o santuário e o lugar santíssimo (ver Êxodo 25–30).

Todos os que são dignos e se qualificam sob todos os aspectos podem entrar no templo para realizar os ritos e ordenanças sagrados.

Conforme o dicionário Caldas Aulete, templo significa “edifício público consagrado à divindade e ao culto religioso”. Nesse contexto, percebe-se que o templo representa o local onde é exercida a liberdade religiosa (direito protegido pela imunidade) de maneira mais intensa.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Na Roma antiga, local elevado e descoberto, consagrado pelos áugures, destinado às atividades sagradas. 2 Edifício público construído em honra de uma ou mais divindades. 3 Edifício onde se realiza culto religioso.

A ideia essencial de templo é e sempre foi a de um local designado especialmente para um trabalho considerado sagrado; num sentido mais restrito, o templo é um edifício construído e dedicado exclusivamente para cerimônias e ritos sagrados.

Atualmente, no entanto, um tabernáculo costuma significar o local onde são guardados os objetos que são típicos dos rituais eucarísticos (as hóstias sagradas, por exemplo), numa espécie de cofre que é colocado no altar das igrejas.

Por meio do Profeta Moisés, o Senhor ordenou aos filhos de Israel que edificassem um tabernáculo que seria um santuário onde o Senhor poderia habitar entre Seu povo. Ele deu instruções detalhadas para a construção de cada item de mobília do tabernáculo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Tabernáculo”).

Bogotai morre ao entrar no tabernáculo para matar Finéias - RecordTV - R7 A Terra Prometida.

Uma igreja ou outro local sagrado se torna santuário quando os fiéis, em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações, com aprovação da autoridade da Igreja local (bispo ou arcebispo).

A palavra Igreja é normalmente designada para o templo com qualidade de Paróquia, onde o vigário e o pároco, exercendo sua autoridade religiosa, repassa as instruções aos fiéis que estão sob sua administração. Mas como outro significado é o termo geral para definir os locais de culto e manifestações religiosas.

Ter um templo interior é ter um espaço dentro de si mesmo, inviolável, onde você possa recuperar as energias e continuar acreditando que o sol nasce para todos, mesmo que de forma diferente para cada um. Essas são algumas dicas coletadas através das vozes das ruas e da minha própria voz.

Embora a muralha atual remonte ao século XVI, a reconstrução manteve as oito portas que historicamente permitiram o acesso à Cidade Velha de Jerusalém.

A estrutura central do templo era de 70 cúbitos de extensão, e 20 cúbitos de largura. Havia um hall principal chamado o Santuário. Achavam-se os candelabros, a mesa dos pães e o altar de ouro para os perfumes. Numa área atrás do altar principal ficava a sala denominada "Sagrado dos Sagrados".

Rosh Hashaná, Yom Kippur e Sucot estão todos ligados entre si, e todos possuem grande significado profético. O shofar toca na lua nova, dez dias depois é o Dia da Expiação, e cinco dias depois é o início dos Tabernáculos.

Por ter sido um homem de guerra, Davi não recebeu permissão do Senhor para construir um templo. O Senhor prometeu a Davi, porém, que seu filho reinaria em paz e construiria um templo. (Ver I Crônicas 22:8–10.) Os capítulos 5–7 de I Reis relatam a construção desse templo, que ficou conhecido como o templo de Salomão.

O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o único remanescente do Segundo Templo de Jerusalém que permanece de pé (516 a.C. - 70 d.C.).

Quando virdes, pois, que Jerusalém é sitiada por um exército, então sabei que está próxima a sua desolação. Porque haverá grande angústia sobre a terra e ira contra este povo. E cairão ao fio da espada, e serão levados cativos a todas as nações, Jerusalém será calcada pelos gentios” (Lucas 21, 5, 6; 20; 23-24).