Qual é a diferença entre o som representado pela letra C antes de a o u?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Cedilha (Ç) é um sinal gráfico usado abaixo da letra C (Ç) quando essa consoante aparece antes das vogais A, O, U. A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

A letra c tem o som de < k > quando está antes das vogais: a / o / u.

Essa situação, do emprego do "s" ou do "c" (antes de "e" ou "i") é consequência da etimologia (área da Gramática que estuda a origem das palavras), uma vez que o som (fonema) é o mesmo e é representado na transcrição fonética por [s], como se pode verificar pelos seguintes exemplos: cebola, cereal, cereja, cidade, ...

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridades de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U.

O "c" com o som de /s/ só se usa antes das vogais "e" e "i, em palavras como, por exemplo, "cinzento", "doce", "bacia", "cesto". Deve usar-se "c" nas palavras terminadas em -cia, -cie, -cio e nas da mesma família, como é o caso de "audácia", calvície, vício.

A letra C, por exemplo, dependendo do ambiente fonológico pode ter dois sons distintos: se a letra C está diante das letras O, A e U, terá som de /k/, portanto a consoante é /Ka/ (estranho, né. Mas é assim mesmo).

Carro, caju, cozinha e cupim. É tudo com "C", mas é um som parecido com "QUE" e "QUI", que a gente viu antes, não é? Essa é uma outra regrinha. Quando a gente tem a letra "C", e depois vem "A", "O" ou "U", tem esse som de carro, cozinha e cupim.

O cedilha é um sinal gráfico usado debaixo da letra c. Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u. A letra c, por sua vez, é usada sempre ante antes das vogais e e i.

O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo.

Letras representam fonemas
Esses sons são chamados de "fonemas". Na escrita, representamos os fonemas por meio de letras.

A = LÁ, B = SI, C = , D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

Sempre que um substantivo terminar com o som -ança/-ansa, será grafada com Ç. Os verbos terminados com o som -ansa são escritos com S (cansa, descansa, amansa), mas há algumas exceções, como os verbos escritos com Ç, como: alcança, lança, balança.

O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som.

Resposta verificada por especialistas
As letras L, C e N têm seus sons modificados com a presença da letra H, uma vez que todas elas ficam com som chiado. No entanto, é importante enfatizar que a letra H não apresenta som quando está no início de palavras.

Uso de C e QU
Usamos C antes das vogais E e I, se o som for de /s/. Exemplos: cinema, cena, cenoura, cimento. Usamos QU antes das vogais E e I, se o som for de /k/. Exemplos: quilo, queijo, querida, quitanda.

Com c (antes de e ou i): cebola, cereal, cereja, certeza, cima, cimento, conceber, alicerce, Escócia, especial, Macedo. Com s (no início das palavras ou depois de consoantes): sábio, saco, sede, sério, seta, solitário, surdo, Sintra, ânsia, cansar, farsa, ganso, mansão, pretensão.

Por que a cedilha não está no alfabeto? A cedilha não está no alfabeto porque não é uma letra, e sim o sinal que aparece abaixo da letra C (Ç).

Tem suas origens no alfabeto fenício, era a letra zain que significava arma e era representado pela figura de uma adaga. Na Grécia Antiga foi rebatizado passando a ser zeta e seu desenho não tinha nenhuma semelhança ao de um z , lembrava mais um i maiúsculo.

Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga.

Resposta: A letra C, por exemplo, dependendo do ambiente fonológico pode ter dois sons distintos: se a letra C está diante das letras O, A e U, terá som de /k/, portanto a consoante é /Ka/ (estranho, né.

Dígrafo é uma sequência de duas letras que formam um único som. Os dígrafos consonantais representam consoantes e os dígrafos vocálicos representam vogais nasais. Dígrafos consonantais: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
...
QU e GU

  • queda;
  • guerra;
  • quitanda;
  • guito.