Qual é a diferença entre o solo arenoso é argiloso?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

No que se refere aos solos argilosos, tem-se: grãos pequenos e bem compactos, os quais são impermeáveis e acumulam grande retenção de água. Ao contrário do solo arenoso, eles possuem uma alta concentração de nutrientes, o que torna esse tipo de solo bom para o cultivo agrícola.

As areias (e também os cascalhos) são quimicamente inertes e compõem o esqueleto mineral do solo. As argilas, embora sejam as menores partículas do solo, são aquelas que apresentam a maior superfície específica, tendo importância fundamental nos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no solo.

Entre as características do solo arenoso, podemos considerar que é seco, quente, de textura leve, pobre em nutrientes e tendendo à acidez. São conhecidos como solos leves em razão da alta proporção de areia e baixa quantidade de argila.

O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.

Solos que contêm mais argila, são chamados argilosos. Ao contrário da areia, a argila possui grãos bem pequeninos e achatados. Isso faz com que o solo argiloso “segure” a água, e não permite que ela o atravesse – esse tipo de solo é denominado impermeável.

Os solos argilosos, de regiões tropicais úmidas, como ocorre na maior parte do Brasil, apresentam adequada distribuição entre poros maiores (macroporos) e menores (microporos), de modo que possuem maior porosidade total, que é expressa pela menor densidade em comparação aos solos arenosos.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Seu principal papel é ajudar a evitar a perda da umidade, o que poderia resultar em trincas e rachaduras na construção. Ao comprar essa matéria-prima, você vai encontrar três tipos de areia diferentes em relação à gramatura, ou seja, ao tamanho do grão: a areia fina, a areia média e a areia grossa.

Os solos argilosos são compostos com pelo menos 30% de argila, ferro e alumínio. Esse tipo de solo é impermeável e considerado o mais fino, sua granulometria é menor que 0,005mm, suas partículas não podem mais se dividir pois ela já se encontra no seu estado limite.

É importante destacar que um solo argiloso, por exemplo, também pode ter areia e silte na composição, mas a maior parte é feita de argila. Por esse motivo, é comum denominar os solos como “areia argilosa”, “argila silto-arenosa” e outras variações.

Solo argiloso, ou solo pesado, é um tipo de solo composto por argila, alumínio e ferro e que possui coloração vermelho-escura. Em geral, ele é caracterizado por sua grande microporosidade e impermeabilidade. O manejo de um solo argiloso é diferente daquele que deve ser empregado em solos de outras classes texturais.

A alta porosidade presente em solos arenosos possibilitará que a água passe mais facilmente entre os grãos atingindo camadas mais profundas e secando o solo bem mais rápido quando comparado com outros tipos de solo.

Apesar das especificidades, os solos arenosos brasileiros são bem aproveitados na agricultura. Hoje, eles são um importante representante na produção de soja, milho e algodão. No Sul do país, por exemplo, onde não tem tanta incidência do calor, esse tipo de solo tem uma maior adaptabilidade.

Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra as forças da gravidade, porém esses solos podem ser facilmente compactados.

Tipos de solo argiloso no Brasil

  1. 1 – Argissolo. Encontrado em praticamente 25% da superfície do território brasileiro, o Argissolo possui maior teor de argila nos horizontes superiores, tendo como presenças dominantes argilas de atividade baixa ou óxidos.
  2. 2 – Chernossolo. ...
  3. 3 – Nitossolo. ...
  4. 4 – Vertissolo.

Solo argiloso

Solo argiloso: é formado por agregados de argila pequenos e compactos, permitindo melhor retenção de água disponível, melhores condições de reter nutrientes, característica importante para a prática da atividade agrícola.

Geralmente, os solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margens de rios e pântanos (pH < 6,5), e são conhecidos como argilosos.

Esse tipo de solo apresenta um acúmulo de alumínio e matéria orgânica. Contudo, em termos gerais, o predomínio na sua composição é de areia. Por isso, é considerado um solo muito ácido e pobre. A camada subsuperficial desse solo arenoso pode assumir a cor avermelhada, amarelada, acinzentada ou decididamente escura.

São solos medianamente profundos a profundos, moderadamente drenados, com horizonte B textural (horizonte diagnostico que caracteriza a classe de solo), de cores vermelhas a amarelas e textura argilosa, abaixo de um horizonte A ou E de cores mais claras e textura arenosa ou média, com baixos teores de matéria orgânica.