Qual é a diferença entre o lençol freático e lençol artesiano?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

Parte da água, seja proveniente de chuvas, de rios, de lagos, ou derretimento da neve, infiltra-se no solo ocupando, juntamente com o ar, o espaço entre os fragmentos que o compõe. Esta água constitui o chamado lençol freático. O lençol mais profundo de água é denominado lençol artesiano.

Ele está localizado acima da camada impermeável do solo, formando a camada superior das águas localizadas no subterrâneo. Vale destacar que o lençol freático normalmente tem entre 500 m e 1000 m (1 km) de profundidade. No entanto, existe o chamado lençol freático raso, o qual é capaz de formar até mesmo uma nascente.

SISTEMAS UTILIZADOS PARA REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO
Essa água é coletada através de bombas d'água e despejada fora da zona de influência do rebaixamento. Sistema de poços profundos com emprego de injetores – um sistema para retirada da água do subsolo de forma induzida, ou seja, não-gravitacional.

Por definição, os lençóis freáticos são reservatórios de água subterrâneos, formados a partir da chuva, derretimento de geleiras ou da neve. Por meio de vincos, fissuras ou até mesmo absorção natural do solo, ele mantém seu volume de água abaixo da terra.

Os lençóis freáticos podem alcançar de 500 a 1000 metros de profundidade.

1000 metros

O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade.

O Aqüífero Guarani, constituído pelas formações Botucatu e Pirambóia, é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo.

Pesquisa geofísica
É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.

Aquíferos

  • Aquífero Livre. Também chamado de freático ou não confinado, é aquele cujo limite superior é a superfície de saturação ou freático na qual todos os pontos se encontram à pressão atmosférica.
  • Aquífero Confinado. ...
  • Aquífero Suspenso.

Na primeira reportagem da série "Água, um bem precioso", você vai saber mais sobre os lençóis freáticos, que são como rios que correm abaixo da superfície, e os aquíferos, grandes depósitos de água. Os dois maiores aquíferos do mundo ficam em nosso território: o de Alter do Chão e o Guarani.

O nível dos lençóis também é influenciado pela extração humana de água por meio de poços. Principalmente quando a água subterrânea é bombeada para água potável e para irrigar terras agrícolas. Além disso, algumas práticas de rebaixamento do lençol freático podem influenciar na diminuição do nível d' água.

“As consequências destas práticas têm impacto direto na qualidade da água que chega ao consumidor e, consequentemente, na saúde pública. A contaminação dos mananciais favorece a transmissão doenças como hepatite, cólera e leptospirose, pela água”, afirma Dânia.

09/02/2015 Água do lençol freático
Estas águas podem e devem ser reaproveitadas para atividades menos nobres, como rega de jardim, lavagem de piso, entre outras práticas. Essa água não é potável, e por isso, orienta-se que seja utilizado como reúso.

Os TUBULÕES são construídos em locais com solos de resistência baixa ou que apresentam abundância de água. Muito utilizado em fundações dentro de água como o exemplo de pontes.

A contaminação pode ser pela chuva e o contato do manancial com caixões enterrados diretamente no solo”. Frote aponta indícios de que “os cemitérios de Curitiba e região estariam contaminando córregos e lençóis freáticos.

Deriva do grego (phréar + atos, “reservatório de água”, “cisterna”) e é definido como o reservatório natural de água subterrânea que se acumula entre as rachaduras das rochas.

Como descrito por Santos (2015), as fossas negras levam o resíduo orgânico e a carga bacteriana diretamente ao solo, cujo tipo pode favorecer a percolação do material, que alcançará o lençol freático e contaminará à água.

As águas subterrâneas (29% da água doce), por sua vez, são a principal fonte de captação de recursos hídricos no mundo, apresentando-se nos lençóis freáticos e aquíferos, tais como o Aquífero Guarani e também o Aquífero Alter do Chão, que possuem a capacidade de absorver e filtrar a água.

As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...

Zona de saturação, ou zona freática, é a parte de um aquífero, abaixo do lençol freático, em que a maioria dos poros e fracturas se encontram saturados com água (sendo neste sentido o posto à zona vadosa).