Qual é a diferença entre o drible e finta?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O drible mantém a bola sob o domínio do jogador para cumprir as regras do jogo, e a finta tira o adversário do caminho por meio de uma mudança ágil na direção ou com um giro. Entretanto, fique atento, durante a finta, o jogador não pode tocar no oponente que está à sua frente fazendo a marcação.

No handebol driblar significa quicar a bola no chão, enquanto a finta é o que seria ao equivalente de enganar o adversário de algum modo para mudar a trajetória da bola ou passar do adversário através de uma manobra.

Tal como noutros desportos, as fintas do futebol prendem-se na mecânica clássica de dar a entender ao adversário que se pretende fazer um determinado acto, seja ele dirigir-se numa direcção, rematar, fazer um passe, etc., de maneira a obrigá-lo a reagir de uma determinada maneira, para depois, de repente, fazer uma ...

Significado de Drible
substantivo masculino Ato ou efeito de driblar, de fazer fintas com a bola ou com o corpo, buscando enganar o atleta adversário; finta: deu um drible no goleiro e marcou o gol. [Figurado] Ato de ultrapassar uma dificuldade, um obstáculo; ultrapassar: deu um drible nos problemas e seguiu em frente.

São tipos de finta: finta de deslocamento, com saídas para a direita ou para a esquerda; de giro; de giro de braço; de passe e de arremesso.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.

video_content

Eduardo Amorim

Quem inventou esse drible foi Eduardo Amorim, jogador do Cruzeiro e do Corinthians, na década de 70 e 80.

O drible, movimento de bater a bola contra o solo usando somente uma das mãos, permite ao jogador deslocar-se em campo e progredir no ataque mantendo a posse de bola. Deve ser executado continuamente. Se o jogador segurar a bola, deve, obrigatoriamente, passá-la para um companheiro de equipe ou arremessá-la.

O drible tem como objetivo principal, livrar-se do adversário, aproximação da cesta para a execução do arremesso, organização do jogo, execução de fintas tentando assim passar pelo adversário, deve ser utilizado também para melhorar o ângulo do passe.

Os principais fundamentos do Futsal são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola.

> Jorge Fusco Rodrigues, de 61 anos, administrador e empresário, é diretor comercial e de desenvolvimento da Finta, cargos que ocupa desde a fundação da empresa, em 1986. Paulistano, nascido no Tatuapé e torcedor do Corinthians, hoje mora em Araxá (MG).

A Federação Internacional de Futebol Associado (do francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA, é a instituição internacional que dirige as associações de futsal, futebol de praia (português europeu) ou futebol de areia (português brasileiro) e futebol associado, o ...

Para livrar-se da marcação, enganar ou desequilibrar o adversário, o jogador pode realizar uma ação de deslocamento com ou sem a posse de bola. Esse tipo de movimento é chamado de finta e é geralmente utilizado pelo jogador para se infiltrar na defesa ou obter uma melhor posição para receber um passe.

– Drible: é como o jogador se desloca pela quadra com a posse de bola. O ato de quicar a bola com uma das mãos pode ser drible com a mão direita e perna esquerda na frente ou drible com a mão esquerda e perna direita à frente.

O drible tradicional, consiste num movimento rápido com o pé movendo a bola para um lado de modo a poder superar o adversário. O drible baseia-se na velocidade da execução e na velocidade de arranque. Também é importante para realizar o drible clássico um movimento de engano ou finta.

Os dribles mais comuns do futsal

  • Corte. É o drible mais simples do futsal, em que o jogador corre com a bola e a puxa para outra direção, fazendo, muitas das vezes, com que o adversário caia no chão. ...
  • Caneta. ...
  • Chapéu.
  • Lambreta.
  • Chinelo.

Modalidade de contribuição de melhoria urbana aplicável a obras públicas de bem comum. Constava de um tributo, geralmente cobrado uma vez ao ano, por vezes da população de toda a cidade, ou apenas de algumas regiões para as quais as obras eram específicas.

São fintas em que o manejo dos pés e do corpo são utilizados para enganar ou iludir o adversário relativamente às suas verdadeiras intenções. O lançamento é o elemento técnico mais importante do basquetebol pois é em função dele que atingimos o objetivo de jogo, isto é, o “cesto”.