Qual é a diferença entre o DNA é o RNA?
DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.
O que diferencia um DNA do outro?
A diferença principal é de tamanho. O menor de todos é o gene. A partir daí, a coisa aumenta: vários genes em seqüência formam o DNA, um conjunto de moléculas que carrega a informação genética de todos os seres vivos. “Uma comparação ajuda a entender essa diferença.
Quando comparamos as moléculas de DNA e RNA constatamos algumas diferenças bioquímicas e estruturais que estão descritas em qual das alternativas abaixo?
Pergunta 2 2,5 em 2,5 pontos Quando comparamos as moléculas de DNA e RNA, constatamos algumas diferenças bioquímicas e estruturais que estão descritas em qual das alternativas abaixo? Resposta Selecionada: d. No RNA a base nitrogenada timina é substituída por uracila e a molécula é de cadeia simples.
Como é possível células do mesmo organismo ou seja com o mesmo material genético terem morfologia e funções distintas?
As células de um mesmo organismo tornam-se diferentes umas dos outras porque sintetizam e acumulam moléculas de RNA e, consequentemente, de proteínas diferentes. É por isso que elas diferem tanto em suas estruturas e em suas funções.
O que é DNA resumido?
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.
Qual a diferença entre DNA e RNA polimerase?
As polimerases do RNA são enzimas que catalisam a síntese de RNA tendo como molde uma fita de DNA. Esse processo é denominado de transcrição. Ao contrário das DNA polimerases, as polimerases do RNA são capazes de iniciar uma nova cadeia de RNA a partir de um molde de DNA, sem precisar de iniciador (primer).
Porque o DNA é o RNA são chamados de ácidos nucleicos?
Os ácidos nucleicos são macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA. Eles recebem essa denominação pelo fato de possuírem caráter ácido e por serem encontrados no núcleo da célula.
Quem faz o RNA?
O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.
O que é formado o RNA?
A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).
O que faz o DNA ser único?
Muitos acreditam que o que o fator que nos torna únicos é nosso DNA. De fato, a sequência do genoma é específica para cada pessoa, mas há diversos outros fatores que se sobrepõem ao DNA e que também nos diferenciam na multidão. Compartilhar: Os elementos do nosso corpo que nos identificam.
Quais são os 4 tipos de DNA?
No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:
- » Adenina (A)
- » Guanina (G)
- » Citosina (C)
- » Timina (T)
Qual a importância do DNA e do RNA?
Qual a importância do DNA e do RNA? Os ácidos nucleicos DNA e RNA são importantes no armazenamento, codificação e descodificação das informações genéticas – com isso será possível a formação de proteínas e moléculas essenciais para o metabolismo celular e corporal.
Quais as principais diferenças entre a molécula de DNA e RNA por que ambas têm um caráter ácido?
A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.
Quais as diferenças funcionais e estruturais entre as moléculas de DNA e RNA?
DNA e RNA podem ser diferenciados a partir da análise dos seus nucleotídeos. No DNA, o açúcar é a desoxirribose, enquanto no RNA, é a ribose. No que diz respeito às bases nitrogenadas, no RNA a timina não está presente, e sim a uracila, a qual está ausente no DNA. As moléculas de RNA ocorrem em cadeias simples.