Qual é a diferença entre o coração ea mente?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Pensar com o coração significa dar ênfase às emoções, aos sentimentos e seguir o coração, não ponderando, muitas vezes, o risco. Pensar com o coração é o oposto de pensar com a mente, ser mais racional, pragmático e, por vezes, insensível.

Historicamente se diz que no coração está a origem do amor, da coragem, da bravura e que pessoas boas têm coração grande e ruins não têm coração. Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções.

Cérebro e coração estão conectados por uma emaranhada rede de nervos e neurotransmissores que garantem a comunicação entre eles. Além disso, o coração conta com seu próprio sistema nervoso intracardíaco (conhecido pela sigla ICN), que monitora e corrige distúrbios entre ambos os sistemas do corpo.

O cérebro é um órgão do corpo, é físico, e o seu principal trabalho é, aliás, mexer o corpo, conforme o que pensamos e sentimos; conforme o que inconsciente ou conscientemente se vai passando.

Onde mora a mente
O córtex pré-frontal, onde fica a maior parte dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas. Com a chegada de estímulos externos ou internos, os neurônios são recrutados em uma espécie de "assembleia".

Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).

O Teu coração permanece aberto para que Teu amor seja derramado para toda a humanidade. E o fruto desse amor infinito é o perdão, é a misericórdia. É no Teu Sagrado Coração que eu coloco a minha vida e busco refúgio e consolo e humildade para minha alma.

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado. Assim, é ativado um complexo sistema nervoso e humoral que controla o funcionamento de vários órgãos por meio de reações químicas e físicas, inclusive, é claro, do coração.

Os pais de Henrique se separam, a família se transforma. Cheio de conflitos, o garoto não sabe como se posicionar em relação à sua própria vida e aos novos parentescos que se formam. Um conselho da avó o ajuda nos momentos decisivos: fazer o que o coração mandar...

Apaixonar-se pela primeira vez traz uma explosão de hormônios. Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Órgão central e fundamental do corpo, o coração é um símbolo dos sentimentos no Ocidente e da inteligência e da intuição no Oriente. Associado à amizade, ao amor profano e à paixão, o coração na simbologia religiosa é um local que pertence a Deus.

Por exemplo, pessoas que estão estressadas cronicamente, ansiosas, deprimidas ou com raiva podem ter mais chances de consumir álcool em excesso, fumar, comer demais e fazer menos exercícios – todos estes são hábitos prejudiciais que fazem mal ao seu coração.

  1. Respire fundo. Respirar é uma das melhores técnicas para relaxar num momento de estresse. ...
  2. Solte a musculatura. O relaxamento muscular é outra técnica que auxilia a diminuir consideravelmente o nível de estresse. ...
  3. Dê um tempo. ...
  4. Pratique exercícios. ...
  5. Medite. ...
  6. Faça trabalhos manuais. ...
  7. Tire uma soneca.

Um acréscimo de gentileza, colocar-se no lugar do próximo, adentrar delicadamente o coração alheio. Encontrar uma paz que possa se transmitir em gestos e palavras. Escolher viver na harmonia e evitar o conflito. Observar como se sente a respeito das atitudes que se toma e das escolhas que se faz.

O poder da mente realmente é capaz de fazer maravilhas na vida de qualquer pessoa. E por mais que pareça besteira, ou contos de autoajuda, ter bons pensamentos é importante para manter o equilíbrio em um todo, proporciona uma verdadeira qualidade de vida.

Aprenda 5 dicas para usar o poder da mente a seu favor

  1. Imagine. Saiba desfrutar de sua mente. ...
  2. Distraia-se. Pense em coisas boas. ...
  3. Visualize seu treino. ...
  4. Seja autoconfiante. ...
  5. Finja não ter defeitos.

A psicossomatização é o termo usado pelos psicólogos para se referir a esse fenômeno e os estudos das doenças psicossomáticas avançaram muito. Atualmente, não se faz mais uma divisão entre corpo e mente, pois se entende que tudo está interligado e que os comportamentos e emoções são produtos do contexto em que vivemos.

No cérebro, tudo pode mudar.
De acordo com a forma como ocorrem esses processos, alguns estudiosos do tema propuseram a existência de três tipos de mentes: a rígida, a líquida e a flexível. Cada uma delas tem suas próprias características e obedece a lógicas diferentes.

A memória, a atenção, a lógica, a intuição, a resolução de problemas, a capacidade para se comunicar e, dependendo da teoria, a emoção, depressão e os processos inconscientes são algumas das principais características da mente.

Dicas de como ter o domínio sobre o poder da mente

  1. Filtre seus pensamentos. O primeiro passo, como em qualquer processo de melhoria, é começar a organizar a sua mente. ...
  2. Desintoxique sua mente. ...
  3. Cultive bons pensamentos. ...
  4. Revise sua mente periodicamente. ...
  5. Exercite sua mente. ...
  6. Tenha autoconfiança. ...
  7. Busque ter uma mente sossegada.

Mateus 15:18-20 ARA
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.