Qual é a diferença entre nutrição e alimentação?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Ao abastecer o corpo ou “fazer uma vontade”, nós comemos. A alimentação vai além, sendo considerada um meio de se obter saúde. Nutrir é uma terceira fase do processo, responsável por manter o organismo regulado a partir do aproveitamento correto dos componentes de cada alimento ingerido.

Alimentação: envolve as práticas de seleção e preparo dos alimentos, manejo de fornecimento. Nutrição: envolve o estudo das exigências nutricionais visando atender as necessidades em determinados nutrientes, específico para uma sp. e categoria animal.

Para tanto, é necessário ter a consciência de que, enquanto o alimento é aquele produto de origem animal, vegetal, mineral ou sintético que fornece às pessoas a energia de que precisam para crescer, andar, correr, pensar, respirar e dormir, os nutrientes são substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem ...

A alimentação é um processo no qual os seres vivos assimilam o alimento necessário para a realização de suas atividades vitais. Sem nos alimentarmos, não conseguimos desempenhar funções básicas do nosso organismo, como crescer e nos reproduzir.

A palavra nutrição define-se como sendo a ação e o efeito de nutrir. Este verbo significa aumentar a substância do corpo animal ou vegetal através do alimento. Também significa aumentar ou dar novas forças em qualquer linha, especialmente na moral (nutrir/alimentar um projeto, um sonho, uma ideia, etc.).

Listar e definir as etapas do funcionamento deste sistema: ingestão, digestão, absorção, assimilação e eli- minação.

A Nutrição faz parte da vida de todo ser humano, com a ingestão de alimentos saudáveis, o corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter o funcionamento adequado, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes, entre outras.

O que é alimentação saudável A alimentação saudável consiste no cardápio ou na dieta que prioriza os grupos alimentares que fazem bem para a saúde do ser humano, sendo: frutas;verduras;legumes;leguminosas;sementes;cereais integrais;proteínas magras;gorduras boas (insaturadas).

Podemos dizer que nutrição consiste nas propriedades nutricionais que os alimentos possuem, já a digestão está relacionada com a fração que o corpo absorve proveniente desses alimentos.

O veterinário nutricionista, como a própria nomenclatura sugere, é o especialista responsável por elaborar as ações que visam o bem estar, qualidade de vida e, consequentemente, a boa alimentação dos pets.

O principal objetivo da nutrição animal é propiciar uma produção com baixo custo, respeitando princípios básicos para que não ocorram riscos à sociedade consumidora de produtos de origem animal. Os quesitos que auxiliam nessa meta são: ecologia, qualidade dos produtos e responsabilidade.

ALIMENTOS: são substâncias que visam promover o crescimento e a produção de energia necessária para as diversas funções do organismo. ALIMENTAR-SE: ATO VOLUNTÁRIO E CONSCIENTE. NUTRIENTES: substâncias que estão presentes nos alimentos, e são ultilizadas pelo organismo.

Os principais nutrientes são: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Estes podem ser divididos em duas categorias: os macronutrientes e os micronutrientes.

A elaboração dos cardápios deve obedecer às quatro Leis da Alimentação: Lei da Quantidade, Lei da Qualidade, Lei da Harmonia e Lei da Adequação, criadas em 1937, por Pedro Escudero, médico argentino. Nos dias de hoje, esses quatro enunciados ainda são considerados a base de uma alimentação saudável.

Dicas para ter uma alimentação saudável
Consumir menos sal e açúcar. Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Evitar alimentos com conservantes. Procurar uma alimentação variada e colorida.

Conheça os 8 grupos alimentares

  • Cereais, pães e tubérculos. É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. ...
  • Hortaliças. Neste encontram-se as verduras e os legumes. ...
  • Frutas. ...
  • Leguminosas. ...
  • Carnes e ovos. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Óleos e gorduras. ...
  • Açúcares e doces.
  • Nutrição Clínica.
  • Implementação da Nutrição Clínica.
  • Desnutrição Relacionada a Doença.
  • Nutrição Parenteral.

A Nutrição surgiu num período entre guerras, como fator significativo de vitórias, pois em qualquer atividade física ou mental que seja realiza no dia a dia só se alcança o êxito com uma boa nutrição, e nesta época, início do século XIX, começaram a surgir às primeiras observações sobre o assunto.