Qual é a diferença entre neutro e terra?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

Para que serve o neutro? O neutro é fundamental para o equilíbrio da instalação porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. O neutro também pode ser usado para se fechar um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica.

De acordo com a norma 5410 ,o cabo neutro deve ficar separado do cabo terra. Isso porque ambos têm funções distintas: O aterramento do neutro tem por objetivo evitar que as correntes de retorno retornem até a rede de distribuição da concessionária.

Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro. Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.

Logo, pode acontecer, em algumas situações, do neutro ter 50V ou até mais, mas o terra deve ter sempre 0V. Em qual você prefere encostar o dedo?

Nele, o neutro é aterrado logo na entrada, que segue até o equipamento e as massas da instalação conectadas a um eletrodo de aterramento, diferente do eletrodo de aterramento da fonte, isto é, os dispositivos precisam ser aterrados com haste própria.

O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro.

A fase continua entrando, a fase vai percorrer o circuito, a resistência, não vai encontrar o neutro ela vem voltando, então onde tem esse fio que antigamente funcionava funcionava como neutro, tinha sinal de neutro, ele perdeu a referência de neutro, então essa tensão que vem entrando pela fase, ela vem retornando ...

Tomadas 127V são compostas por uma fase e um neutro, já as 220V possui 2 fases e um terra. Além disso, temos o fato de que as correntes em cada uma são diferentes.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

É normal ter corrente no neutro? Choque elétrico no neutro é uma falha elétrica, assim como o neutro rompido. De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica.

Se o rompimento do neutro se der no circuito interno do usuário, pode ocorrer problemas uma vez que qualquer equipamento ligado ao circuito (com o Neutro rompido) pode propiciar um contato indesejável entre a tensão de Fase e a carcaça ou algum ponto que um usuário possa tocar.

O neutro dá choque? NÃO, mesmo que o circuito esteja em funcionamento, entrar em contato com o neutro não causará um choque e isso ocorre por causa dos potenciais. Vimos que o neutro apresenta potencial zero, e que para haver circulação de corrente é necessária uma diferença de potencial.

Esse é o caso mais comum e por causa do item 5.3.2.2.1.1 que a maioria dos profissionais do Mundo da Elétrica entendem que não precisa ser usado disjuntor para o neutro. No item é usada a frase “não é necessário”, ou seja, esta frase não obriga e não proíbe o uso de disjuntor para o neutro.

Fase: Vermelho (monofásica). Vermelho, amarelo e azul (trifásica). Neutro: Preto. Terra: Verde-amarelo.

Essa tensão existe entre fases diferentes ou entre fase e neutro. Portanto, o condutor que tem um potencial (127V, 220V ou outro, dependendo do local) é chamado de fase; e o neutro, por sua vez, tem um potencial de 0V, de onde vem o seu nome.