Qual é a diferença entre Netuno e Poseidon?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Porém há uma diferença entre o deus dos mares segundo a mitologia grega e romana. Enquanto Poseidon tinha caráter violento e agressivo, Netuno não, era apenas o senhor das águas.

Netuno ganhou esse nome por causa do equivalente a Poseidon, na mitologia grega. O deus romano Netuno era o rei do oceano, e um dos três grandes (junto com seu irmãos Júpiter e Plutão), então a escolha vem por causa da intensa tonalidade de azul que o planeta apresenta.

Na mitologia, Netuno é o deus romano do mar e das fontes de água, filho de Saturno e de Ops, irmão de Júpiter e de Plutão. Por fazer sua morada no mar, esse deus pode provocar as mais temíveis tempestades e tormentas. Ele teve muitos amores, sendo a maioria passageiros.

Poseidon foi casado com uma nereida chamada Anfitrite, e dessa união nasceram Tristão, um ser parte homem e parte peixe; e Cimopleia, uma ninfa. Os mitos ainda mencionam que Poseidon teve inúmeros filhos e filhas de envolvimentos fora de seu casamento.

Poseidon se apaixonou por Anfitrite, filha de Nereu e de Dóris, mas ela o recusou. Então, a obrigou a se casar com ele. Anfitrite, entretanto, se escondeu nas profundezas do oceano, de modo que só a mãe dela sabia onde ela estava.

Poseidon também tinha vários inimigos como a deusa Palas Atena que no qual ele disputou com ela para saber quem iria ser o grande deus padroeiro da grande cidade Atena, e também e era muito inimigo de um dos mais famosos heróis Ulisses,porque ele sempre estava lhe desafiando.

Teseu. Um dos heróis mais poderosos da Mitologia Grega, Teseu é considerado filho de dois pais – Poseidon e Egeu, já que os dois se deitaram com Etra na mesma noite.

Rival de Atena
Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira.

Os nomes de origem grega dos planetas são: Hermes, Afrodite, Gaia, Ares, Zeus, Cronos, Uranus e Poseidon. Os nomes que conhecemos hoje são de origem romana; assim, Hermes é Mercúrio, Afrodite é Vênus, Gaia é a Terra, Ares é Marte, Zeus é Júpiter, Cronos é Saturno, Urano é Urano e Netuno é Poseidon.

Netuno corresponde na mitologia grega a Poseidon. Netuno representava os mares, oceanos e as correntes d'água, era filho de Saturno e controlava o universo ao lado de seus irmãos, Júpiter (céus) e Plutão (mundo dos mortos).

O ceptro do deus romano Neptuno (ou Poseidón, na mitologia grega) é um tridente: uma espécie de arpão que apresenta três pontas. Diz-se que, quando Neptuno (“Netuno” no Brasil) utilizava o seu tridente para bater no chão, podia provocar terramotos, ocasionar tsunamis e fazer com que as embarcações naufragassem.

Netuno, de acordo com a mitologia romana, teve vários casos amorosos. Porém, sua principal esposa foi Anfitrite, uma Nereída filha de Nereu (deus marinho primitivo) e da ninfa aquática Dóris. Com Anfitrite, Netuno teve vários filhos conhecidos como tritões (monstros marinhos com faces humanas e corpo de golfinho).

O nome do planeta é derivado do deus romano dos oceanos, Netuno, e foi sugerido por um de seus descobridores, Urbain Le Verrier. A associação foi feita em função da cor azulada que o planeta exibe.

Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer.