Qual é a diferença entre Naturalismo e Realismo?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O Realismo procura descrever a sociedade de forma realista, para construir personagens que são fruto do seu meio. O Naturalismo procura descrever os seres humanos de forma realista, incluindo o aspecto sexual como um fator biológico determinante na formação do caráter.

resgate do objetivismo com descrições detalhadas; sugerem a representação fiel da realidade; apontam falhas e propõem mudanças de comportamentos humanos e das instituições; substituem os heróis românticos por pessoas limitadas e comuns.

Se o realismo entendia seu papel histórico de responsabilidade política e ética vinculado ao compromisso referencial, o modernismo via na quebra experimental das formas realistas um acesso privilegiado e potencialmente utópico às camadas de realidade excluídas da imagem representativa do mundo.

Apontando diferenças
Romances realistas usavam temas como sociedade, classe social, mobilidade, etc. Romances de naturalismo foram escritos sobre temas de violência, pobreza, corrupção, prostituição, etc.

Vale lembrar que o Realismo-Naturalismo brasileiro oferece amplo painel de uma época em que o país era monárquico, escravocrata, patriarcalista e passava por profundas mudanças socioeconômicas e culturais.

O naturalismo é, "em oposição ao sobrenatural ou espiritual, a ideia ou crença de que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo; em extensão, a ideia ou crença de que não existe nada além do mundo natural".

Características do realismo
Valorização da objetividade e dos fatos. Impessoalidade, apagamento das ideias do autor. Descrições de tipos sociais ou situações típicas. Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social.

O Realismo e Naturalismo são movimentos literários que surgiram na Europa em meados do século XIX. O marco inicial do realismo foi a publicação da obra Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Já o naturalismo, tem início em 1867 quando foi publicado o romance Thérèse Raquin, de Émile Zola.

Os movimentos literários conhecidos como Realismo e Naturalismo nasceram na Europa no século XIX com o objetivo de negar o Romantismo. Considera-se como a obra fundadora do Realismo o livro “Madame Bovary”, de 1857, de Gustave Flaubert.

O Naturalismo é um estilo de época surgido na segunda metade do século XIX, na Europa. Suas principais características são o determinismo e a zoomorfização, elementos que o diferenciam do Realismo. Porém, ambos os estilos apresentam linguagem objetiva, crítica social e falta de idealizações.

O Realismo foi um movimento artístico voltado à representação objetiva da realidade, distanciando-se do subjetivismo e do sentimentalismo que caracterizaram a escola romântica.

A literatura realista faz críticas aos valores burgueses e as instituições da época, como o casamento e a igreja. Alguns temas explorados desse universo são: a hipocrisia, a fraqueza humana, o egoísmo, a falsidade, os adultérios, o casamento por interesse, a impotência do ser humano diante das instituições, etc.

Questão Sobre o Realismo, é correto afirmar: É uma das teorias do conhecimento. As percepções que se constroem dos objetos são irreais. A ideia básica considera que o objeto não é determinante no processo de conhecimento.

Em sua carreira, o escritor viveu duas fases, uma representando a passagem do Romantismo para o Realismo (fase preparatória) e a outra, quando o autor já estava totalmente inserido com as ideias do novo movimento (fase realista).

Os autores brasileiros realistas e também naturalistas são:

  • Aluísio Azevedo (1857-1913);
  • Raul Pompeia (1863-1895);
  • Adolfo Caminha (1867-1897);
  • Júlio Ribeiro (1845-1890);
  • Júlia Lopes de Almeida (1862-1934).

O realismo surgiu na segunda metade do século 19. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica. O próprio romantismo, aliás, surgido no início do mesmo século, já vinha abandonando o idealismo, como se pode ver na obra do francês Victor Hugo, que não apresentava essa tendência em seus livros.

O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.

O Naturalismo favoreceu a ficção, sob a forma do romance naturalista, que se propunha a estudar e expôr a sociedade naquilo que ela tinha de mais primário ou até animalesco. Nestas obras, o ser humano se torna o objeto de estudo, a partir de um olhar focado na sua fisiologia, nas suas compulsões e patologias.

O Naturalismo é uma Escola Literária que vem após o Romantismo. Surgido no século XIX, é considerado uma ramificação do Realismo, pois, além de terem surgido juntos, os dois têm o mesmo objetivo: retratar a realidade como ela é.