Qual é a diferença entre namorar e ficar?

Perguntado por: afogaca7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

Ficar” é uma expressão utilizada, mais ou menos a partir da década de oitenta, para nomear um tipo de relação na qual há troca de carinhos/carícias, mas que, diferentemente do namoro, não tem o compromisso com o outro como um fator fundamental.

“Ficar sério tem um significado de compromisso com o outro no sentido de respeito e fidelidade. O relacionamento tradicional tem um peso maior porque envolve famílias e amigos - para que ambos sejam aceitos em suas relações familiares”, explica a psicóloga Mônica Machado.

O FICANTE. O Ficante é exatamente igual ao Peguete, com uma diferença: os encontros são programados. O casal marca de sair sozinho, já existe um grau mediano de intimidade. Aqui a relação sexual é praticamente uma certeza.

Querido diário, existem 3 tipos de ficante; peguete, prospect e pré-namoro.

A Academia Americana de Pediatria afirma que, em média, as meninas começam a namorar com 12 anos e meio de idade e os meninos um ano mais velhos.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.

Ao ficar com ela, você tem a chance de ver se a relação tem futuro e daí fica bem mais fácil assumir qualquer coisa", diz. Segundo o escritor e consultor de relacionamentos Sérgio Savian, quando as pessoas ficam não podem achar que já se conhecem por completo.

É um substituto para “namorando”. Ou implica “namorando com sexo”, mas sem a intenção de compromisso. “Ficante” é um termo novo. Corresponde aos antigos: amante, namorado ou amigo colorido.

Significado de Ficar
verbo predicativo, transitivo indireto e intransitivo Permanecer, alojar-se, continuar em um lugar: ficava sempre em casa; fiquei uma semana no hospital; ficamos ali.

[Brasil, Informal] Pessoa que tem um relacionamento amoroso com outrem sem compromisso (ex.: teve alguns ficantes, mas nenhum namorado).

Se você está em um relacionamento romântico com ela, pode ser uma forma de expressar o amor e afeição. Também é possível que a pessoa use “amor” como um termo comum para todos que ela conhece. Nesse caso, não terá nenhum significado particular.

O tempo de duração da fase costuma ser de alguns meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do que vocês procuram. Às vezes, é neste momento em que o casal analisa se há compatibilidade, conhecendo um ao outro de forma mais íntima, falando sobre experiências marcantes, os valores e os objetivos na vida.

Como regra geral, dois meses é o tempo ideal para falar sobre namoro. Contudo, os relacionamentos não são iguais. Se você sentir que a hora certa é após um mês, vá em frente.

Em um artigo para o site Psychology Today, o psicólogo Seth Meyers apresenta a regra do “uma vez por semana”, que consiste basicamente na preservação da nova relação combatendo a tendência de apressar as coisas levado pela empolgação do momento.