Qual é a diferença entre mofo e bolor?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

Quando os esporos do bolor caem em locais onde existe excesso de humidade, tais como, onde existem infiltrações no teto, canalizações, paredes, vasos de plantas ou tenha ocorrido uma inundação, o bolor irá desenvolver-se.

Diferente do que a maioria pensa, o mofo e o bolor não são exatamente a mesma coisa. Os dois são causados por fungos, mas enquanto o bolor apenas infecta os objetos, o mofo corrói o material afetado. O primeiro, em relevo, fica em tonalidade acinzentada e pode ser facilmente removido com pano úmido.

Os esporos do mofo são responsáveis pela contaminação do ambiente e ficam suspensos no ar, podendo ser inalados pelas vias aéreas, além de contaminar superfícies de móveis e alimentos.

DA: O mofo ambiental é muito mais perigoso que o mofo nos alimentos, porque inalá-lo pode levá-lo muito mais longe em seu corpo, embora o mofo alimentar também é uma das principais causas de doença em todo o mundo.

Outro passo fundamental para combater o mofo é manter a casa arejada. Abra portas e janelas para garantir a circulação do ar e a incidência da luz solar, além de preferir sempre cortinas finas para não atrapalhar o processo. Se você tiver ar-condicionado em casa, use com frequência a função desumidificar.

O vinagre possui em sua composição o ácido acético, que é muito bom para tirar o mofo de móveis e outros objetos. Já o bicarbonato de sódio é um produto coringa para remover manchas e mau cheiro. Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito.

Colocar saquinhos com café, arroz ou bicarbonato nos cantinhos do armário ajuda a absorver sua umidade. Ao guardar suas roupas no armário, certifique-se de que elas não estão molhadas ou úmidas.

O bolor não é um tipo de bactéria – na realidade, os bolores são estruturas compostas por um conjunto de fungos.

O que causa umidade e acumulação de bolor? Simplificando, o bolor é causado pelo excesso de umidade. A umidade nos edifícios pode ser causada por vazamentos de tubos, aumento da umidade nos porões ou piso térreo, danos ao telhado, às paredes ou ao redor dos caixilhos das janelas.

Os bolores ou mofos são fungos microscópios que vivem em material orgânico. Não se sabe quantas espécies de fungos existem, mas há estimativas que chegam a até 300 mil. A maioria tem como característica ser um organismo filamentoso, com produção de esporos.

O bolor, também conhecido como mofo, é um termo que se refere a várias espécies de fungos, que normalmente apresentam uma cor preta ou verde. A espécie mais comum é a Stachybotrys chartarum, e costuma surgir em locais quentes e úmidos, como banheiros, cozinhas, privadas, pias, chuveiros, porões e banheiras.

O bolor ou mofo é uma designação comum dada a fungos filamentosos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

Problemas de memória, confusão mental, falta de foco. Delfim Moreira, 10 de novembro de 2022, por Isabela Sousa – Além de não ser saudável dormir em um quarto com mofo, ninguém merece ficar exposto ao cheiro forte de bolor. O mofo não só causa sérios danos às vias respiratórias como também danifica os móveis e parede.

Por exemplo, no laboratório utilizamos uma temperatura de 121oC, por 30 minutos para matá-los. O recomendado, caso aconteça de encontrar o pão mofado, é jogá-lo fora. Nunca consumir, até mesmo aquelas fatias que aparentemente não estão com fungo.

As temperaturas altas provocam a morte das células e em temperaturas superiores a 40° C poucos fungos se desenvolvem. No entanto, algumas espécies suportam perfeitamente temperaturas de 50° a 90° C.

Para ambientes com pouca ventilação natural, você pode contar com um desumidificador para manter o ar circulando e controlar a umidade do local, evitando a aparição desses fungos. Produtos caseiros como vinagre, álcool e bicarbonato são ótimos antibactericidas para tirar o cheiro de mofo e acabar com os fungos.

Giz de lousa (giz branco) ou cravo-da-índia: são dois produtos encontrados facilmente e podem ajudar a combater o mofo; Carvão ou bicarbonato de sódio: ajudam a puxar a umidade; Vinagre ou água sanitária: são alternativas de Sprays para borrifar no guarda-roupa que elimina e previne o mofo.

Levítico 14:33-57 NTLH
Quando Deus fizer aparecer mofo na casa de alguém, o dono irá falar com o sacerdote e dirá que descobriu mofo na sua casa.