Qual é a diferença entre mito e lenda?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

São caracterizados por personagens e eventos mágicos que não podem ser comprovados como verdadeiros. Já a lenda é uma narração escrita ou oral, na qual os fatos históricos foram modificados pela imaginação popular ou pela imaginação poética.

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

Lenda é uma narrativa transmitida oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular.

A função do mito não é, primordialmente, explicar a realidade, mas acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador. Para o filósofo romeno Mircea Eliade (2002) uma das funções do mito é fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.

Eles expressam maneiras diferentes de compreender o surgimento do Universo, da Vida, da Humanidade e do Planeta onde vivemos. Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos.

Mito é uma história muito antiga, que explica algum fenômeno através da ação de personagens mágicos. Os mitos de criação são os que surgem nas sociedades, antes da Ciência, para contar como o universo, o planeta ou aquele povo surgiu.

Características de um mito: Tem caráter explicativo ou simbólico. Relaciona-se com uma data ou com uma religião. Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.

Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.

Mito teológico – é aquele que trata do nascimento, das histórias, casamentos e genealogias dos deuses. Mito antropogônico – é aquele que trata da origem do homem. Mito antropológico – é o prolongamento do mito anterior, em que o desenvolvimento e as características dos seres humanos são narrados.

O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.

Lenda é uma história oral narrada de geração em geração que contêm fatos reais e irreais produzidos pela imaginação humana. Você provavelmente já deve ter ouvido histórias ou estórias, principalmente de pessoas mais velhas, e pensado “será que são verdade?”.

Lenda do Saci-pererê

Lenda do Saci-pererê
Nome de origem tupi-guarani, o Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas. É representada por um menino negro que possui uma perna só.

Lendas do folclore

  • Mula sem cabeça.
  • Lenda da Iara.
  • Saci Pererê
  • Caipora.
  • Curupira.
  • Lenda da Cuca.
  • Lobisomen.
  • Boitatá

As lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas para explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Nas lendas há uma mistura de fatos reais com imaginários, história e a fantasia. As lendas são contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.

Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo. Eles também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano.

Gente, os livros de mitologia e folclore contam histórias incríveis, mas com algumas diferenças entre eles, viu? Enquanto a mitologia fala muito de deuses, semideuses e heróis, o folclore tem personagens lendários do imaginário popular. Quer saber mais detalhes desses dois gêneros da literatura?

Os mitos são histórias que explicam a existência de diversos elementos da natureza, assim como ensinam sobre o comportamento humano. Essas narrativas e lendas compõem o imaginário coletivo de um determinado povo. Formam uma tradição oral, suas histórias são contadas de geração a geração.

Descubra os Mais Famosos Mitos Gregos Antigos:

  • Mito do lendário Odisseu. Odisseu, o rei de Ítaca, é provavelmente o herói mais famoso de todos os tempos. ...
  • Mito de Jasão e os Argonautas. ...
  • Mito de Teseu, o lendário rei de Atenas. ...
  • As Amazonas.

Os mitos são histórias sobre um passado bem distante que, ao mesmo tempo, dão sentido à vida no presente, pois explicam como o mundo, os seres e as coisas vieram a ser como são. Índio Apiaká segurando uma criança.

24). Hollis (1998, p. 18), abordando as funções do mito na perspectiva de Campbell (1977) destaca também as funções: cosmológica, metafísica, sociológica e psicológica.

A partir do desenvolvimento de suas pesquisas, Campbell (2001), define quatro funções para as narrativas mitológicas, sendo elas: a Função Mística ou Metafísica, a Função Cosmológica, a Função Sociológica e a Função Psicológica ou Pedagógica.