Qual é a diferença entre miopia e astigmatismo?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Quais são as diferenças entre eles? Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

Como já citamos, quem tem miopia tem a visão embaçada para enxergar objetos de longe. Já no caso do astigmatismo, tanto objetos próximos quanto distantes podem ser “distorcidos”. Caso tenha observado a presença de alguns desses sinais, é importante procurar um oftalmologista quanto antes.

É possível sim uma pessoa ter miopia, hipermetropia e astigmatismo ao mesmo tempo, porém não em um mesmo olho. O máximo que pode acontecer é miopia e astigmatismo em um dos olhos, e hipermetropia e astigmatismo no outro. A miopia e a hipermetropia nunca poderão ocorrer ao mesmo tempo em um mesmo olho.

Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Apesar do astigmatismo diminuir a capacidade de focar imagens em qualquer hora do dia, durante a noite o problema é maior pois os pontos luminosos dos faróis, lâmpadas, semáforos e etc., sofrem distorções pelo erro refrativo, levando à um desconforto maior.

Para quem tem mais de 2 graus de astigmatismo, a escolha por armações de aro fechado e bordas mais espessas é a melhor opção. Isso porque as armações com essas características contribuem para disfarçar a borda de lente, que pode ficar evidente.

Se você recebeu o diagnóstico de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada), deverá adquirir um dispositivo de correção visual adequado ao problema, conforme a orientação do médico. Os óculos para descanso, por si só, não servem para solucionar outros problemas de visão.

A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias. Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

No entanto, é um erro considerar somente a baixa exposição à luz natural o principal responsável pelo alongamento do globo ocular e, portanto, no desenvolvimento da miopia. Assim, acredita-se que um dos principais vilões também sejam as atividades que realizamos próximos a objetos durante longos períodos de tempo.

As melhores lentes de óculos para miopia e astigmatismo são: Lente CR-39 ou Orma®: conhecidas também como lentes de acrílico, é o material mais comum e, muitas vezes mais acessível, encontrado nas ópticas tradicionais.

Pessoas que têm astigmatismo também podem ter maior sensibilidade à luz. Isso acontece por conta do erro refrativo na formação da imagem, causando maior sensibilidade à luz quando expostas em ambientes muito claros. Outro fator que pode causar sensibilidade à luz é a enxaqueca.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

Uma pessoa que tem alta miopia ou hipermetropia, vai precisar de lentes com alto índice de refração, com isso, muito provavelmente as lentes serão mais caras que a armação dos óculos de grau.

Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos próximos aos olhos contribui para um esforço excessivo de acomodação ocular. Isso porque o músculo dos nossos olhos, que trabalha como uma espécie de zoom para a captura da imagem precisa fazer esse trabalho de maneira repetitiva, o que pode proporcionar o início da miopia.

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.