Qual é a diferença entre metáfora é metonímia?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A diferença entre a metonímia e metáfora é que a metonímia utiliza um termo por outro pela relação de proximidade entre eles, enquanto a metáfora faz uma comparação entre dois termos.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Antonomásia
Trata-se de um tipo de metonímia. Nesse caso, ocorre a substituição de um nome de pessoa por um conjunto de palavras que a caracteriza.

É utilizada para dar sentido figurado à algumas expressões
Como a própria nomenclatura já supõe, a metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra ou termo em uma oração, sem que a mesma perca o sentido.

A metáfora é o recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado. Os recursos estilísticos são ferramentas que garantem maior expressividade aos textos e à fala. Muitas vezes, atribuímos a alguma palavra um termo que não é comum a ela. Quando fazemos isso, estamos utilizando a metáfora.

1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea. Consiste no uso de uma palavra ou uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança entre dois termos.

Faça associações livres. Da mesma forma como pensou em possíveis descrições, faça associações entre o que deseja descrever e coisas que podem ser relacionadas com suas características. Evite clichês e coisas óbvias, pois quanto mais inusitado e interessante for o resultado, melhor.

Como utilizar metáforas na redação? Não há nada que impeça o uso de metáforas em qualquer redação, porém é preciso garantir que a ideia que o estudante quer passar pela metáfora tenha contexto, seja orgânica dentro da redação e que o seu significa esteja explícito para o leitor.

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.

A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. Metonímia é uma figura de linguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.

e) metonímia, a qual é marcada pela relação entre “nome, identidade e retrato” (primeiro verso), pois há uma gradação entre esses termos. Alternativa C. Ao longo de todo o texto, o amor pratica ações humanas, como “comer”, “vir”, “devorar” etc. Dessa forma, tem-se uma personificação do amor (prosopopeia).