Qual é a diferença entre mestiço e mulato?

Perguntado por: vescobar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Um exemplo de mestiço, pode ser antepassados negros e brancos, ou negros e índios. Um exemplo seriam os mulatos para descendente de branco com negro.

Os mulatos são os descendentes do intercurso sexual entre pessoas negras e brancas.

Mestiço não é negro, muito menos branco. É mestiço, e é assim que deve ser tratado, como mestiço, com identidade própria, mescla de uma raça com outra.

Com o tempo, o termo mulato passou a ser associado à cor, identificando aqueles cujo tom de pele estaria entre o negro e o branco.

Mulato é um termo que designa a pessoa que é descendente de negros africanos e brancos europeus.

O próprio Harry é considerado um "mestiço", pois seu pai Tiago era puro-sangue e sua mãe, Lilian, era uma "nascida-trouxa", tal como Hermione. Um dos seus objetivos do Lorde das Trevas é "limpar" do mundo bruxo todos aqueles considerados "impuros".

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo, Mulato e o Cafuzo.

Assim, mestiço brasileiro é o indivíduo que como tal se identifica, de cor parda ou não, e que é descendente de mestiço ou de qualquer miscigenação entre índio, branco, preto, amarelo ou outra identidade não-mestiça, que se identifica como distinto destas e etnicamente de qualquer outra e que é, nestes termos, ...

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo = branco + índio; Mulato = negro + branco; Cafuzo = índio + negro.

A definição do mestiço atuava como uma etapa na evolução natural em que o elemento branco, com sua influência européia, não só predominava como ocasionaria o desaparecimento do índio e do negro pelo clareamento.

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

Pele mulata amarelada
A pela mulata traduz muito bem a nossa miscigenação. Mistura de branco com o negro, ou com o índio, em geral a pigmentação é mais amarelada.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro.