Qual é a diferença entre medula óssea e medula espinhal?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

A medula óssea é fundamental para o desenvolvimento das células sanguíneas, pois nela são produzidos os glóbulos brancos (leucócitos), que agem no sistema de defesa do organismo; os glóbulos vermelhos (hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio para o organismo todo; e as plaquetas, que compõem o sistema de ...

A medula espinhal, também chamada de medula espinal, faz parte do nosso sistema nervoso central juntamente com o encéfalo. Está localizada no interior do canal vertebral, porém não está disposta por toda a coluna.

Ela pode ser dividida em dois tipos, medula óssea vermelha e amarela. A vermelha, rica em hemácias, é responsável pela produção de células sanguíneas, e a amarela é rica em tecido adiposo e não produz células sanguíneas.

A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas. O estroma é constituído de células e fibras reticulares (colágeno do tipo III), onde podem ser observadas a presença de macrófagos e adipócitos.

Medula espinhal é um cordão de tecido nervoso que está localizado no interior da coluna vertebral e está relacionado, entre outras funções, com os atos reflexos. A medula espinhal, também chamada de medula espinal, é uma porção do sistema nervoso central que se localiza no interior do canal vertebral.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

A medula óssea pode ser classificada em dois tipos: medula óssea vermelha e medula óssea amarela.

A medula espinhal ou espinal é um cordão cilíndrico, composto de células nervosas, localizada no canal interno das vértebras. Sua função é estabelecer a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso, e agir também nos reflexos, protegendo o corpo em situações de emergência em que é preciso que haja uma resposta rápida.

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sanguíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares.

A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna).

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.

A medula espinhal
Ele se estende do forame magno na base do crânio até a vértebra L1 / L2, onde termina como o cone medular.

A medula se regenera em 15 dias após a doação. Caso seja encontrado um novo paciente compatível, o processo pode ser repetido após esse período. Em resumo, um único doador pode ajudar muitas pessoas.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: Ter entre 18 e 35 anos de idade. Apresentar documento oficial de identidade com foto. Estar em bom estado geral de saúde.

Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Dessa forma, a medula vermelha passa a ser encontrada somente em algumas estruturas ósseas, geralmente longas, como costelas, vértebras, esterno, clavícula, crânio, ossos pélvicos e extremidades do fêmur e úmero.

As vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral.

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.

A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal. Os nervos espinhais que saem pelas vértebras recebem o nome das vértebras, por exemplo, os nervos torácicos saem entre as vértebras torácicas.