Qual é a diferença entre medo e temor?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

- Medo, significa: “pânico”, “susto”, “temor”; já temor, significa: “respeito”, “reverencia”, “adoração”; - O temor de Deus se aprende (Sl 33. 12); já o medo, não tem necessidade de ser aprendido, pois a natureza se encarrega de infundi-lo em nós.

O sentido destas palavras é de que devemos levar Deus a sério, respeitá-lo por ser Deus, respeitar a sua grandeza.

O que é Temor:
Temor é um substantivo masculino na língua portuguesa, usado para definir o ato ou efeito de temer, ou seja, o medo, receio, pavor e terror de algo ou alguma coisa.

Veja o que a Palavra de Deus nos fala em Provérbios, capítulo 10, versos 27 e 28: “O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados. A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá”.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

10 aNão temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que envergonhados e humilhados serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo aperecerão.

Significado de Temente
adjetivo Que sente medo ou temor; que dedica um respeito profundo ou expressa obediência em relação a algo ou alguém. Temente a Deus.

Falta de sossego e tranquilidade: 3 susto, sobressalto, desassossego, apreensão, preocupação, inquietação, inquietude, assombro, ameaça, tremor. Pontualidade e zelo: 4 pontualidade, zelo, diligência, empenho, rigor, escrúpulo, cuidado.

Significado de Temor
Sensação de instabilidade, de ameaça ou de dúvida: no emprego, vive em temor frequente. Demonstração de rigor e pontualidade: cumpria com temor suas obrigações. Etimologia (origem da palavra temor). Do latim timor.

A Bíblia diz em 1 João 4:18: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” Quando amamos verdadeiramente ao Senhor e ao próximo, temos o medo extirpado do coração.

Mesmo com a possibilidade de ser acusada de adultério pela sociedade da época, Maria aceitou com humildade a responsabilidade de conceber o filho de Deus (Lucas 1:35-37). Ela foi uma mulher temente a Deus e esteve ao lado de Jesus até a crucificação.

Teme vem do verbo temer. O mesmo que: preocupa, receia, assusta, inquieta.

A palavra “temor” do hebraico yir'âh, significa “temor reverencial que o homem deveria sentir pela majestade, poder e posição exaltada do seu Criador” (D.B.A, p. 1.136).

Temer ao Senhor implica então em ter medo dele como o Todo Poderoso, mas ao mesmo tempo ser atraído por Ele com respeito, amor, desejo de honrá-lo, pois sendo O Todo Poderoso é também a bondade e amor eterno. Assim, temer ao Senhor é o princípio do saber.

O temor a Deus é importantíssimo para o crente, pois ele é o “tesouro” dos crentes (Is 33.6), o principio da sabedoria (Pv 1.7), a fonte de vida (Pv 14.27) é aquilo que faz a diferença entre o justo e o ímpio (Ml 3.16).

Quem teme o Senhor tem respeito por ele e não o quer desagradar. Por isso, o temor do Senhor leva a uma vida correta, de obediência a Deus. O temor do Senhor nos ajuda a evitar muitos erros. As regras de Deus nos protegem do pecado e suas consequências.

Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito.

Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Para resumir Isaías 58:1–2, diga que o Senhor ordenou que Isaías corajosamente anunciasse os pecados da casa de Jacó (Israel). Entre esses pecados estava o de aderir a práticas religiosas aparentes, sem sincera intenção, agindo como se fossem uma nação justa, que não tivesse abandonado o Senhor.