Qual é a diferença entre medo e insegurança?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

Quando exacerbada, a insegurança é capaz de atrapalhar bastante as relações sociais, tanto no campo afetivo como profissional, pois se manifesta numa dependência emocional do outro, a partir de sentimentos de menos valia, baixa autoconfiança e autoestima.

Grande inquietação em relação a alguma desagradável, a possibilidade de um insucesso etc.; temor: tinha medo de perder o emprego.

O que a psicologia diz sobre a insegurança? Segundo a psicologia, a insegurança está relacionada à crença de incapacidade. A pessoa insegura acredita que nunca será boa o suficiente para viver a vida do modo que deseja.

Como vencer o medo?

  1. Entenda seu medo. O primeiro passo é entender o que é esse medo que você está sentindo, afinal, você não pode enfrentar algo que você desconhece. ...
  2. Não evite o medo. ...
  3. Converse sobre o seu medo com amigos. ...
  4. Faça terapia.

Pessoas inseguras convivem com o constante medo de falhar ou de não corresponder à expectativa dos outros. Desse modo, o sentimento de incapacidade e de não merecimento pode te levar a desenvolver problemas de autoestima, ou gerando condições de dependência afetiva e emocional.

Analise como está sua autoestima, perceba como você se vê, se reconhece, quais as expectativas. Identifique suas fragilidades, seja você, goste de você, com carinho e admiração. Assim, se você é capaz de se aceitar, terá mais segurança em suas ações e decisões.

Identifique outras formas de apoio à disposição para ajudá-la.

  1. Converse com pessoas positivas e solidárias. Fale a respeito da importância do encorajamento para aqueles que se sentem inseguros.
  2. Ajude-a a manter o foco no que a faz sentir-se incluída. ...
  3. Encontre formas de desenvolver a independência da pessoa.

Podemos definir medo como um “estado emocional que se expressa no indivíduo perante uma situação de ameaça inesperada”, materializando-se como um pressentimento precavido de extrema importância para a manutenção das espécies, principalmente para o ser humano.

Como o organismo reage ao medo? O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.

O cérebro é ativado involuntariamente quando sofre tais estímulos estressantes, liberando substâncias que disparam o coração, tornam a respiração ofegante e contraem os músculos. Essa é a conhecida reação de luta ou fuga, afinal, o medo está associado ao instinto de sobrevivência.

Invalidação dos próprios sentimentos e potencial
E por isso age sem acreditar no seu potencial e interpretando o seu sofrimento como algo supérfluo ou sem importância, deste modo tende a colocar-se em segundo plano e não se permite perceber o quanto o seu sofrimento também merece atenção.

Deuteronômio 31:6
Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará (Dt 31:6).

Fale de si mesmo com confiança.
Mostre-se confiante sempre que falar do seu corpo ou dos seus relacionamentos. Talvez a sua autoconfiança a estimule a se sentir mais confiante e segura. Caso um amigo esteja demorando para responder uma mensagem sua, diga, por exemplo: “Ele deve estar ocupado.

Não tenhamos medo, pois o Senhor está do nosso lado aconteça o que acontecer, venha o que vier! Que venham ventos e tempestades da esquerda ou da direita, mas precisamos nos manter firmes, ancorados, alicerçados no Senhor, porque é Ele quem cuida de nós!

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro. Essas alterações geradas pela reação de luta e fuga envolvem a aceleração do coração, buscando enviar mais sangue aos músculos, que ficam assim preparados para lutar ou fugir.

O que é insegurança no relacionamento? Insegurança no relacionamento é estar sempre em dúvidas sobre o espaço que se ocupa na vida do outro. É o medo frequente de ser substituído, de não ser bom o suficiente e a ideia de que o parceiro vai embora se encontrar alguém melhor.