Qual é a diferença entre média é mediana?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

A média é calculada somando-se todos os valores e dividindo a soma pelo número total de valores. A mediana pode ser calculada listando-se todos os números em ordem crescente para localizar todos os números em ordem crescente e depois localizá-lo centro dessa distribuição.

Mas, na Estatística, indica o valor médio em um conjunto de números ordenados. Ela indica qual é o valor que está exatamente no meio de um conjunto de dados, quando eles estão ordenados. A Mediana nos diz que metade (50%) dos valores do conjunto de dados está abaixo dela e a outra metade está acima dela.

Em particular, uma média mais elevada que a mediana nos diz que os valores no topo da distribuição estão muito distantes do centro, em comparação aos valores que estão na parte de baixo da distribuição.

Conclusão. Se os dados que você estiver comparando são geralmente uniformes, você pode usar o agregador Média (M) com segurança. No entanto, se o seu conjunto numérico tiver alguns valores discrepantes, considere usar Mediana (MED) ou filtre os valores que estão distorcendo os resultados.

A média é a média dos dados, que é a soma de todas as observações divididas pelo número de observações. Por exemplo, os tempos de espera (em minutos) de cinco clientes em um banco são: 3, 2, 4, 1 e 2.

A média é calculada quando somamos todos os termos de um conjunto e dividimos o resultado pelo número de elementos desse conjunto.

As três medidas mais comuns de tendência central são: Média Essa é a média aritmética e é calculada adicionando um grupo de números e dividindo pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5.

Os perigos da média
Ela ajuda a descrever um conjunto de dados, informando sua concentração. Ela também pode, satisfeitas certas condições, representar o valor esperado de um conjunto de observações — e é aqui que mora o maior problema. A média pode ser enganosa se não soubermos o formato da distribuição.

A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.

O valor médio é uma medida de localização do centro da distribuição de probabilidades da variável aleatória. Apesar de ser uma medida muito utilizada, tem que se ter as devidas cautelas, pois, tal como a média, é muito sensível a valores muito grandes ou muito pequenos, dizendo-se que é uma medida pouco resistente.

MEDIDAS DE DISPERSÃO
Mediante seu uso sabe-se que se os valores estão “muito concentrados” ao redor da média aritmética, esta será muito representativa; mas se os valores estão muito dispersos ao redor da média aritmética, esta será pouco representativa.

Média é o valor médio de uma distribuição. Ela é utilizada para representar todos os valores da distribuição. Média aritmética dos valores após um certo número ou uma certa proporção maior e menor terem sido descartados.

A média de 25 é o próprio número 25.

A média para uma prova de 35 pontos é 21 pontos, e a média para uma prova de 30 pontos é 18 pontos.

Mediana: o número do centro; é encontrado ordenando-se todos os dados e escolhendo o que está no centro (ou, se houver dois números no centro, calculando-se a média desses dois números). Exemplo: a mediana de 4, 1 e 7 é 4 porque, quando os números são colocados em ordem (1 , 4, 7) , o número 4 está no centro.

Média Aritmética
Também conhecida como média simples, torna-se o mais simples de calcular. Afinal, basta você somar todas as notas que tirou durante o período e dividir o resultado pelo número de avaliações realizadas.

Na média ponderada, são atribuídos pesos para os valores, e esse peso faz com que determinados valores tenham maior impacto na conta. Podemos perceber que o salário que mais se repete é o de R$ 2000, logo, ele terá um peso maior na conta, que é o peso igual a 16.

É muito utilizada em estatística como uma medida de tendência central. Pode ser simples, onde todos os valores possuem a mesma importância, ou ponderada, quando considera pesos diferentes aos dados.

Na fúria de conseguir indicadores para as suas análises, alguns gerentes e administradores cometem erros clássicos com a Média. O mais comum é a Média das Médias. Não é errado fazer a Média das Médias, mas, nem sempre tem o significado esperado!

Para achar a mediana, faça (n + 1)/2 onde n é o número de observações. OBS.: note que a mediana é a oitava observação da lista ordenada. Se o número de observações for um número par a mediana M é a média das duas observações centrais na lista ordenada. A mediana será (n + 1)/2 a partir do valor mais baixo da lista.

Se houver uma quantidade ímpar de valores numéricos, a mediana será o valor central do conjunto numérico. Se a quantidade de valores for um número par, devemos fazer uma média aritmética dos dois números centrais, e esse resultado será o valor da mediana.