Qual é a diferença entre matrícula e inscrição?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ou seja, a inscrição é para todos que desejam estudar aqui e acontece antes do processo seletivo (sorteio, prova etc.). A matrícula é só para quem foi selecionado no processo seletivo e conseguiu a vaga.

A matrícula do imóvel é o número que identifica o imóvel no cartório de registro de imóveis, a inscrição Imobiliária é o número que identifica o imóvel na prefeitura, Ou seja, é o número do cadastro do imóvel na prefeitura. E por isso é o número que aparece, por exemplo, no carnê de IPTU do imóvel.

Definição de Matrícula Escolar
O princípio de toda organização da vida escolar tem início na Matrícula, que é o ato que vincula o aluno à Instituição de Ensino, conferindo-lhe a condição de aluno.

Assim, a inscrição imobiliária é o número que identifica o imóvel no registro de imóveis. Por sua vez, esse cadastro traz os dados do bem. Caso eles estejam desatualizados e/ou exista alguma divergência, pode haver problemas no processo de compra e venda.

A matrícula do imóvel descreve informações, como: a localização, a metragem e outros dados desde o momento em que o imóvel foi construído, além de todas as transações e ocorrências envolvendo o bem após a sua construção. Ou seja, é um histórico completo do imóvel.

A Matrícula é como uma certidão de nascimento que reúne todas as informações jurídicas sobre o imóvel, como sua localização exata, descrição e nome do proprietário. Nela, há todo o registro do histórico do imóvel e informações como antigos proprietários, data em que foi realizada a primeira matrícula, entre outras.

Para consultar o número do RA de alunos de escolas públicas, é necessário acessar o site da Secretaria da Educação do estado em que está matriculado. Em alguns estados, o RA pode ser consultado ao informar apenas o município, escola, nome do aluno, data de nascimento e nome da mãe.

Ela é como se fosse uma certidão de nascimento e serve para atestar a existência da propriedade desde sua construção, além de conter informações essenciais sobre o imóvel, como localização e tamanho. A matrícula de imóvel descreve detalhadamente todos os dados referentes ao local e seu proprietário.

A Inscrição Estadual é um número composto por nove dígitos.

Contudo, as certidões de Nascimento e casamento emitidas anteriormente permanecerão válidas em todo o território nacional. Os novos modelos de certidão possuem um número de identificação denominado matrícula, composto por 32 dígitos, em formato padronizado nacionalmente.

O RA é o seu número de registro acadêmico, ou seja, o código da sua matrícula na Descomplica Faculdade Digital, composto por uma sequência numérica de 7 dígitos.

Documentos necessários para matrícula

  1. Carteira de vacina.
  2. Certidão de nascimento.
  3. Carteira de identidade.
  4. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  5. Carteira do convênio médico.
  6. Comprovante de residência.
  7. RG e CPF do pai e da mãe.
  1. Foto 3x4 do aluno;
  2. Carteira de vacinação do aluno;
  3. Comprovante de residência;
  4. Certidão de nascimento;
  5. Cópia do RG do aluno e dos responsáveis. No caso das crianças que vão iniciar o primeiro ciclo da educação básica, também é necessário apresentar a certidão de nascimento.

A ficha de matrícula é um documento preenchido pelos responsáveis do aluno, no instante de sua inscrição, com dados valiosos e úteis para o acompanhamento e o desenvolvimento do estudante.

Onde encontrar o número de inscrição imobiliária? Para encontrar o número de inscrição imobiliária, você deve verificar o carnê do IPTU ou acessar a “consulta comercial” do site da prefeitura da cidade em que mora.

Geralmente, esse número está presente na escritura do imóvel. Nesse documento, você vai encontrar o número da matrícula e outros dados importantes sobre a transação de compra e venda. Além disso, o número da matrícula deve estar descrito no contrato de compra e venda do imóvel.

Como saber a matrícula de um imóvel? Para saber a matrícula de um imóvel, basta procurar por um Cartório de Registro de Imóveis (CRI), já que são esses os locais responsáveis por arquivar e realizar qualquer alteração nas matrículas de imóveis.

A matrícula é obrigatoriamente aberta na realização do primeiro registro do imóvel. Nela consta todas as informações sobre o bem em questão. Por exemplo, pense na construção de uma casa em um lote vazio. O imóvel será registrado e, no momento do registro, a matrícula será aberta.

A matrícula de imóvel é um documento permanente, elaborado no momento que o imóvel passa a existir. À medida que alterações são feitas nesse imóvel, esse documento passa por atualização. Assim, o documento individualiza o imóvel, documentando informações essenciais para identificação jurídica.

Sua emissão acontece sempre no cartório de registro de imóveis do município em que o bem está localizado. A escritura de um imóvel, por sua vez, é um documento de fé pública que reconhece o acordo entre comprador e vendedor.