Qual é a diferença entre manjericão e manjerona?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A diferença é que o manjericão da uma árvore pequena e a manjerona é uma planta rasteira que se alastra ora os lados.

A erva pode ser usada em molhos, como o de tomate, nas receitas com frango, carnes, peixes, em sopas, omeletes e muito mais! Ela é uma erva de perfume agradável e pode ser encontrada fresca ou seca nos mercados.

Muitas vezes os manjericões são classificados de acordo com os aromas doce, cítrico, canforado, anisado e de cravo que apresentam. Quanto às características morfológicas da planta, o manjericão pode receber uma nomenclatura dependendo do porte, formato da copa, tamanho e coloração da folhagem.

A manjerona atinge de 30 cm a 60 cm de altura e a colheita das folhas da manjerona começa entre 60 e 90 dias após o plantio. Colha os ramos que estão a 10 cm do solo, para permitir que a planta rebrote, ou colha as folhas individualmente quando necessário.

Manjericão dá sabor a pratos com tomate, saladas, abobrinha, berinjela, temperos de carne, recheio, sopas, molhos e muito mais. Além disso, ele complementa outras ervas e especiarias, como alho, manjerona, mostarda, orégano, pimentão, salsa, pimenta, alecrim e sálvia.

Quem não deve usar
O uso da manjerona não é indicado na gravidez e amamentação, e nem para meninas de até 12 anos, pois essa planta pode levar a alterações hormonais que podem influenciar no desenvolvimento do bebê ou na puberdade da menina, por exemplo.

Modo de preparo
Deixe fritar até ficar quase seco (cuide para não queimar), por 10 minutos aproximadamente. Despeje o feijão e deixe engrossar. Acrescente mais água se preferir, mas sempre deixe ficar um caldo grosso, mexendo por vezes. Após, acrescente a manjerona bem picada e abafe.

O chá de manjericão possui propriedades anti-inflamatórias e compostos bioativos como eugenol, canfeno, cineol, e cânfora que abrem as vias respiratórias e ajudam a melhorar a respiração. Esse fator anti-inflamatório traz uma sensação de bem-estar para quem sofre de sinusite, rinite ou está passando por uma gripe.

Um tempero muito popular na culinária mundial, em especial na culinária ocidental, é o manjericão. O seu suave amargor e aroma característicos, dão água na boca só de pensar. O tempero aromático é muito utilizado principalmente na culinária italiana, acompanhando massas, molhos vermelhos, carnes, entre outras receitas.

A manjerona tem um sabor delicado e doce e deve ser adicionada no final da cozedura para obter os melhores resultados. Se adicionada mais cedo, a erva poderia perder parte da sua intensidade sendo que os seus óleos essenciais se evaporam.

A planta do manjericão tem um uso culinário comum, é ótima companheira dos tomates e ingrediente fundamental para se fazer o famoso pesto genovese, molho típico da Itália Também vai bem em saladas, massas, sopas, refogados de carne e com queijos.

Basílico (Ocimun basilicum) – Também conhecido como basilicão, manjericão verdadeiro ou apenas manjericão, essa espécie tem folhas brilhantes, arredondadas e miúdas. As margens são onduladas e com nervuras salientes.

Tipos de manjericão

  • Alfavaca ou Manjericão Doce. A espécie mais encontrada no Brasil.
  • Basílico ou Basilicão. Variedade mediterrânea, introduzida no Brasil pelos imigrantes italianos.
  • Manjericão Francês. Com folhas pontudas e miúdas, parecidas com a Alfavaca.
  • Manjericão Roxo. Uma erva híbrida desenvolvida nos anos 1950.

Alfavaca

Alfavaca ou manjericão doce
É a espécie mais comum no Brasil. É conhecida também como manjericão doce por ter menos amargor que o basílico italiano. Tem folhas médias, pontiagudas e serrilhadas, seu sabor é marcante com notas do cravo-da-índia e toque cítrico.

Colheita. Quando colher: Apanhe as folhas individuais em qualquer altura depois de a planta atingir 15 a 20 cm de altura. Para uma melhor qualidade, apanhe as folhas de manhã, depois do orvalho se ter evaporado. Corte caules com folhas antes da planta florir para secar em quantidade.

as principais diferenças entre elas são tamanho. a cor das flores o. aroma e as folhas. a manjerona tem folhas mais ásperas de orégano com a textura mais firme e com uma leve pelo gente parecendo aveludada Além disso as folhas do orégano tem de 3 A 4 cm em média são maiores que a da manjerona e tem as extremidades.

Veja as nossas sugestões de combinação:

  1. 1 – Alecrim, sálvia e tomilho. Essas plantas de origem mediterrânea gostam de terra bem arenosa e bem drenada e não necessitam de tanta água. ...
  2. 2 – Coentro, salsa e cebolinha. ...
  3. 3 – Manjericão, orégano e manjerona. ...
  4. 4 – Manjericões de diversos tipos. ...
  5. 5 – Hortelã