Qual é a diferença entre mágoa e rancor?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

Na língua portuguesa, o prefixo “re” indica o retorno da mágoa, a reiteração de um sentimento. O ressentido não é alguém incapaz de esquecer ou perdoar; é alguém que não quer esquecer, não quer superar o mal que o vitimou. É diferente de uma mágoa, em relação à qual, se a pessoa se desculpar, passa.

Sabe por que? Uma pessoa que tende a guardar mágoas tem propensão a alimentar o corpo com coisas não saudáveis e/ou utilizar alguma substância nociva como cigarros, por exemplo. Nesses casos, o corpo é bombardeado com elementos tóxicos de todos os lados.

É um processo descontrolado que vai, dia após dia, abrindo brechas na nossa alma, enfermando por completo os nossos sentimentos.

A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes, é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.] Não erguemos a mão contra eles, mas estendemos a mão da amizade para eles, se quiserem arrepender-se de seus pecados, achegar-se ao Senhor e viver.

7 coisas que só quem guarda rancor vai se identificar

  1. 1 – Viver no passado. ...
  2. 2 – Perdoar é difícil. ...
  3. 3 – Ofender-se é algo fácil. ...
  4. 4 – Acredita que não comete erros. ...
  5. 5 – Confiar nas pessoas é um problema. ...
  6. 6 – Paranoia. ...
  7. 7 – Você virou uma pessoa fria. ...
  8. 15 fotos surpreendentes de gravidez no reino animal.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

[Figurado] Tristeza; desgosto; dor de alma; amargura.

Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo. Portanto, a mágoa consome muita energia, pois cada vez que contamos o que aconteceu, os mesmos sentimentos são desencadeados.

Mantenha-se calmo.
Se outra pessoa está tentando magoar ou chatear você, é importante não deixar que ela consiga o que quer. Em contrapartida, se o outro não tem intenção de causar mal, reagir com raiva pode piorar a situação. Mesmo se estiver furioso, triste ou com medo, faça o melhor para parecer calmo e controlado.

Use frases em primeira pessoa.
Para isso, as frases começadas em “Eu” podem ajudar muito. Frases desse tipo podem ajudá-la a assumir integralmente o que sente: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido do meu aniversário na semana passada”.

O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

Não guardar rancor é o mesmo que perdoar, só que sem a pompa. Ninguém precisa ajoelhar na nossa frente, nem rogar por nada. A gente simplesmente deixa pra lá e toca a vida.

Já o professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum diz que o quadro de mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo.

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.