Qual é a diferença entre luxação e torção?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.

A entorse consiste em lesões dos ligamentos na região de articulações por traumas torcionais. Popularmente, é conhecida como “torção”. A mais comum é a entorse de tornozelo, embora possa ocorrer em qualquer articulação do nosso corpo.

Em caso de luxação, deve-se procurar assistência médica e imobilizar o local. É importante nunca tentar recolocar o osso no local e também não se deve fazer massagem para aliviar a dor.

Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões.

A diferença básica entre estes três tipos de lesões é que a contusão acontece quando o trauma gera uma lesão nos tecidos moles, a entorse é quando ocorre um alongamento dos ligamentos e a luxação, a mais séria, ocorre quando o osso se desloca da articulação.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse.

Diferentes graus da entorse de tornozelo
Em casos menos graves, é comum que haja inchaço na região afetada e uma dor leve. Já em casos mais graves, a pessoa dificilmente consegue andar ou firmar o pé no chão devido à dor intensa.

O grande problema de não tratar adequadamente uma torção é que ela pode evoluir para a instabilidade no tornozelo. “A pessoa começa a sentir dor na região durante as atividades físicas, caminhada e até mesmo quando fica parada em pé.

Identificando tipo de torção

  • Torcedura por inversão: Esta é a mais comum das duas e normalmente ocorre devido ao rolamento do tornozelo para fora e ao giro do pé para dentro. ...
  • Torção de eversão: Às vezes, o tornozelo pode rolar para dentro e o pé pode virar para fora, causando uma lesão por eversão.

Quando a análise é feita em relação à intensidade das lesões, as entorses podem ser classificadas como Grau 1 (leve), Grau 2 (moderado) ou Grau 3 (grave). Neste infográfico, você também encontrará informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção. Confira!

Grau 1: estiramento ligamentar, geralmente a dor passa em menos de 5 dias; Grau 2: lesão ligamentar parcial, a dor pode durar mais de 10 dias, indica-se que seja feita Fisioterapia; Grau 3: lesão ligamentar total, é extremamente necessário fazer Fisioterapia.

Entre os sintomas de luxação, podemos destacar:

  1. Dor forte e intensa no local afetado;
  2. Dificuldade de movimentar a articulação;
  3. Inchaço e mudanças na forma no local afetado;
  4. Hematomas;
  5. Dormência.

As entorses moderadas são frequentemente imobilizadas com uma tipoia ou tala por alguns dias. Algumas entorses graves e lacerações do tendão são imobilizadas por dias ou semanas, às vezes com gesso. No entanto, muitas entorses graves precisam ser reparadas cirurgicamente e nem sempre são imobilizadas.

Os ligamentos são responsáveis por conectar os ossos nas articulações e quando lesionados podem interferir na estabilidade e sustentação daquela região. Essa situação faz com que a pele fique quente e avermelhada, com possibilidade da aparição de hematomas logo após.

Aplicar gelo envolvido em uma toalha ou pano para controlar a dor e o inchaço; Não deve ser elevada uma perna lesionada; Monitore o nível de resposta da vítima; e. Se foram feitos curativos, verifique estes e também a circulação da vítima a cada 10 minutos, afrouxando os curativos se necessário.

Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.