Qual é a diferença entre Locus e loci?

Perguntado por: areis . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Loci é o plural do lócus, que tem por significância o lugar, o espaço, local. Exemplo de uso da palavra Loci: O lócus da produção de conhecimento são as instituições escolares.

Regiões específicas mapeadas dentro de um GENOMA. Loci gênicos são geralmente identificados com uma notação abreviada que indica o número do cromossomo e a posição de uma determinada banda no braço P ou no braço Q do cromossomo em que foram encontrados.

nome masculino
[ Genética ] Ver lócus. Plural: loci. Origem etimológica:palavra latina. Plural: loci.

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

O locus de controle é comumente classificado em dois tipos: locus de controle interno e locus de controle externo.

No mais, entendemos locus como campo de viabilização/possibilidade da gestão social na direção apresentada por Maia (2005) Gestão social – reconhecendo e construindo referenciais.

“Locus delicti” é uma expressão latina que significa “lugar do delito”. No âmbito do direito penal, refere-se ao local onde o crime foi cometido. O locus delicti pode influenciar vários aspectos de um processo penal, como a competência jurisdicional e a aplicação da lei penal.

3. Lócus. A palavra locus (plural loci) significa "lugar" em latim. O lócus privilegiado da ação profissional volta a ser a instituição.

Assim, na notação de um loci gênico completo, você usa a seguinte ordem: cromossomo, braço do cromossomo, região, banda (ponto), sub-banda.

Genótipo: Constituição genética de um organismo. Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos. Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos. Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.

Os genes estão localizados nos cromossomos e ocupam um lugar bem definido nessa estrutura. O lugar que um gene ocupa em um cromossomo é chamado de locus gênico.

O termo "lux" é usado indistintamente como forma singular e plural.

A formação do plural dos substantivos terminados em -l segue duas regras. Nos substantivos terminados em -al, -el, -ol e -ul há a substituição do -l por -is. Já nos substantivos terminados em -il há a substituição do -l por -s se forem oxítonos e a substituição de -il por -eis se forem paroxítonos.

Lares é o plural de lar. O mesmo que: casas, tocas, famílias, habitações, moradas, moradias, ninhos, pátrias, residências.

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul.