Qual é a diferença entre língua e fala?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Língua: é uma forma de linguagem. A língua é baseada em palavras, ou seja, em uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos usa a linguagem verbal. Como exemplo, duas falas estrangeiras são línguas diferentes. Fala: os sinais utilizados pelo indivíduo é a linguagem oral.

O que é fala? A fala é uma linguagem oral que, além disso, recorre à língua para se manifestar. Por exemplo, as pessoas falam português, inglês, espanhol, entre tantas outras línguas. Conforme o contexto dos seus falantes, surgem diferentes níveis da fala: a fala coloquial e a fala culta.

Fala: O emissor utiliza o vocabulário para falar, mas ele também pode se respaldar em outros códigos linguísticos, como: entonação de voz, gestos, interação com o meio, reações diversas, especialmente com a face.

Fala

  • Nível formal ou culto;
  • Nível informal, coloquial ou popular;
  • Nível regional;
  • Nível vulgar;
  • Nível técnico ou profissional;
  • Nível literário ou artístico.

O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.

A dicotomia língua e fala sob diferentes visões
A língua é um dado social e a fala é um dado individual. Além disso, a língua é sistemática e a fala é assistemática. Pessoas que falam a mesma língua conseguem comunicar-se porque, apesar das diferentes falas, há o uso da mesma língua” (PIETROFORTE,2013, p. 81-82).

Por fala se entende o ato do indivíduo ao realizar sua faculdade por meio da convenção social que é a língua. Na fala há uma ideia de realização do que é permitido pela convenção social. 16 (SAUSSURE apud RIEDLINGER 1997:4, tradução nossa).

Saussure (1973) deixou inúmeras contribuições, entre elas as famosas dicotomias: língua e fala, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia, significante e significado.

De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.

A produção da fala é o processo de emitir sons ou palavras articuladas, ou seja, como os humanos geram uma fala com significado. É um processo complexo de resposta intercomunicativa no qual a audição, a percepção e o processamento de informações no sistema nervoso e no cérebro também estão envolvidos.

Dicas e técnicas para falar e se expressar melhor

  1. Organize as ideias. ...
  2. Cuide do tom de voz e a gesticulação. ...
  3. Não fique parado, mas não se mantenha em movimento. ...
  4. Fale a mesma linguagem do seu público. ...
  5. Demonstre credibilidade. ...
  6. Venha para a SOS!

Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

Chacon afirma que fala e escrita são produtos linguísticos sob forma de enunciados, enquanto oralidade e letramento são as práticas discursivas que regulam a produção e a circulação de enunciados falados e escritos, respectivamente.

O suposto fato de que se todos pudessem se comunicar no mesmo idioma geraria a diminuição de conflitos e ódio entre as nações é algo discutível. Visto que muitos conflitos brutais que presenciamos no mundo acontecem entre nações e regiões que partilham linguagens em comum.

O contrário de dicotomia é: 1. junção.