Qual é a diferença entre limpeza e higienização?

Perguntado por: tsantos6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Na limpeza são removidas substâncias mais aparentes de pisos, objetos e superfícies, como poeira, gordura, areia e outros detritos. Já a higienização é a remoção de vírus, bactérias e agentes nocivos à saúde, com uso de substâncias específicas, que farão a desinfecção do ambiente.

A higienização corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção. Entende-se como higienização o ato de limpar o ambiente retirando as sujidades seguido pela aplicação de um desinfetante, realizando uma desinfecção. Assim, o ambiente além de limpo, se torna mais seguro.

A limpeza hospitalar consiste na eliminação da sujeira dos ambientes e superfícies de um hospital, visando a reduzir as chances de contaminação, bem como proporcionar conforto, segurança e bem-estar aos pacientes, seus acompanhantes e às equipes médica e de enfermagem.

Sobre a profissão
As principais atividades realizadas pelo auxiliar de limpeza incluem varrer, aspirar, lavar e secar pisos, remover pó e sujeiras de superfícies, limpar banheiros e sanitários, retirar o lixo e manter a organização dos ambientes.

1 limpar, varrer, apagar, assear, lavar, desempoar, desempoeirar, espanar, abluir, absterger, desencardir, desenfarruscar, desenxovalhar, detergir, esfregar, mundificar, desenodoar, ensaboar, escovar, despoluir.

A primeira se refere à remoção de manchas e do excesso de sujeira. A segunda elimina poeira, ácaros, peles mortas e bactérias, normalmente a seco.

O procedimento completo dura aproximadamente entre 40min a 1h30 (dependendo da sujeira), após esse tempo o estofado precisa de 8 a 12 horas para secar completamente. Preciso estar presente enquanto o serviço de limpeza de estofados for realizado?

Conheça 7 tipos de higienização hospitalar

  1. 1- Descontaminação hospitalar.
  2. 2- Desinfecção hospitalar.
  3. 3- Limpeza Preparatória.
  4. 4- Limpeza Concorrente.
  5. 5- Limpeza Especial.
  6. 6- Limpeza Mecanizada de Piso.
  7. 7- Limpeza Terminal.

A higienização é feita obedecendo a duas etapas: limpeza e sanitização. Na etapa de limpeza é feita a remoção dos resíduos orgânicos e minerais presentes nas superfícies, e na sanificação é feita a redução da carga microbiana em níveis satisfatórios, havendo eliminação dos micro-organismos patogênicos.

4 etapas do processo de higienização de empresas

  • Etapa 1: Pré-lavagem. A primeira etapa do processo de higienização de empresas consiste na remoção de resíduos grosseiros das superfícies em geral. ...
  • Etapa 2: Lavagem com detergente. ...
  • Etapa 3: Enxágue. ...
  • Etapa 4: Sanitização.

São três tipos de limpeza: concorrente, terminal e de manutenção.

Trata-se da desinfecção diária dos materiais e dos equipamentos situados a até um metro de distância do leito do paciente colonizado com bactérias fortes ou infectado. A limpeza especial precisa ser feita, ainda, quando existe o risco de contaminação das superfícies do quarto.

A limpeza profissional é um tipo mais específico de higienização, voltada para a manutenção de espaços não residenciais, como hospitais, restaurantes, ambientes corporativos e similares. Diferente da limpeza residencial, a limpeza profissional é considerada mais eficiente e com melhor custo-benefício.

Afinal, qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.