Qual é a diferença entre letramento e alfabetização?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Enquanto a alfabetização leva em conta a capacidade de juntar letras e formar palavras, o letramento leva a conta a interpretação de textos e de contextos. Ele se refere a como a pessoa consegue interagir na sociedade. Uma pessoa alfabetizada, portanto, nem sempre é letrada.

Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social.

O letramento é um processo distinto da alfabetização. Nele, a leitura e a escrita são levadas a outra dimensão, a fim de estimular a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas sociais.

O letramento consiste em possibilitar o contato aos diversos gêneros literários levando a compreender os que eles trazem. Por isso são de foco principal nesse estudo a leitura de textos e histórias infantis e sua contribuição como recurso Pedagógico no processo ensino-aprendizagem.

Resumo. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

O letramento denota a codificação e decodificação, indo além do domínio alfabético e ortográfico. Alfabetizar letrando resulta num ensino com mais qualidade, que busca formar cidadãos pensantes e transformadores da sociedade. Letramento e alfabetização são processos distintos, mas interligados e interdependentes.

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.

Este artigo permitiu observar que alfabetização e letramento não podem ser vistos como algo separado, eles são um processo de construção de conhecimentos, e proporcionam o reconhecimento dos educandos como sujeitos independentes, críticos e ativos na sociedade e que possuam competências para transformá-la em uma ...

15 atividades de alfabetização e letramento para crianças

  • Caça às letras. Prepare cartelas com as letras do alfabeto e esconda-as em diferentes locais da sala de aula ou ao ar livre. ...
  • Bingo das letras. ...
  • Formação de palavras com letras móveis. ...
  • Jogo da memória de palavras e figuras. ...
  • Leitura compartilhada. ...
  • Reconto de histórias.

Os pais podem tornar o processo de alfabetização e letramento mais fácil e rápido, promovendo:

  • Interação verbal.
  • Leitura dialogada.
  • Narração de histórias.
  • Contatos com a escrita.
  • Atividades diversas.
  • Motivação.

Os eventos de letramento ocorrem em diferentes espaços sociais, assumem diferentes formas e têm funções variadas. No cotidiano de uma sala de aula, por exemplo, podem ser identificados em situações em que professor e alunos conversam sobre um livro lido pela turma ou sobre uma notícia de jornal comentada por um aluno.

A Alfabetização é o processo pelo qual a criança aprende a ler e a escrever. O letramento vai mais além, é o processo pelo qual a criança aprende a ler, escrever, aprende a interpretar, analisar, ela começa a ter uma visão mais aprofundada do mundo que a cerca.

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.

O letramento na Educação Infantil, segundo a BNCC
A proposta visa nortear habilidades, atitudes e valores que as crianças de 0 a 5 anos devem desenvolver, além de propor seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) considerados fundamentais.