Qual é a diferença entre leitura e releitura?

Perguntado por: imaciel . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Em certo nível, toda leitura é uma releitura. Digo aqui releitura não apenas como enquanto a reinterpretação de uma obra, mas também como o mero ato de reler algo que já foi lido.

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior. É a criação de uma nova obra de arte a partir de uma referência artística anterior.

Segundo a assistente de coordenação de Linguagens do Ensino Fundamental II, Catiane Minelli, a releitura é a elaboração de uma obra tendo outra como base, é a ação de interpretar novamente alguma coisa, adicionando algo novo e original.

Na releitura isso é possível, conhecer obras de arte em profundidade e, ao mesmo tempo, usar ao máximo a criatividade ao tentar recriá- las. Valorizando as produções infantis é valorizar o ser humano que aprende a interpretar e observar tudo ao seu redor. E esse contato com a obra se dá pela mediação de um educador.

A releitura de obras de arte clássica é um recurso usado para diversos fins; seja no aprendizado de técnicas de desenho e pintura, seja em homenagem ao autor original do trabalho, ou ainda, para fins de revisão de sentidos. É este último o mais interessante para análise.

Releitura é diferente de cópia. É uma obra inspirada em outra obra (interpretações de uma obra original) ou seja, é possível identificar a original na qual foi inspirada, portanto releituras estão livres de direitos autorais.

Em termos ideais, a “leitura” de uma obra implicaria que estudássemos alguns elementos como: Sua dimensão técnico-formal: os materiais utilizados e o tratamento de elementos (cor, desenho, luz, perspectiva, composição, etc.). Sua dimensão simbólica ou sugestiva.

O que é releitura? É desenvolver uma determinada obra a partir de uma nova interpretação, sem se desviar do contexto original. Um exemplo interessante de releituras que têm acontecido com mais frequência no mercado é a adaptação de games e livros para o cinema e streamings.

Significado de Releitura
Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original: o professor fez uma releitura do comunismo. Ação ou efeito de reler, de ler novamente.

Releitura não é cópia, mas releitura quer dizer uma nova leitura mesmo, uma ação real sobre ou a partir do objeto, acrescentando, retirando, modificando, ou mesmo realizando-o doentiamente igual.

Chama-se RELEITURA quando a criação de uma obra revela uma nova maneira de ver e sentir o conteúdo da obra relida. 4. A citação é uma técnica artística moderna que utiliza a essência de uma imagem – uma pose ou um arranjo, por exemplo – para a criação de uma outra obra de arte nova. 5.

Releitura para aperfeiçoar o texto e criar o título

  1. O texto está com jeito de crônica? Por quê? Há algo que não está bem? ...
  2. Qual é a voz do texto? Está bem construída? Algo a melhorar?
  3. Qual é o tom da crônica? Está bem construído? ...
  4. A crônica pode interessar outros leitores? Por quê?
  5. Tem algo sobrando? Falta algo?

É a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico da imagem.

Nas aulas de Artes, ao usar como referência obras de artistas famosos, o ideal é estimular seus alunos a recriá-las. Além de imprimir uma marca pessoal ao trabalho, eles vão entender melhor o sentido da arte. Buscar inspiração em pinturas e esculturas famosas para criar uma obra é comum entre os artistas plásticos.

O foco principal de uma releitura é a criação de algo novo que, em sua maioria, mantém um elo, uma vibe com a obra que serviu de inspiração. As possibilidades são muito variadas, você pode encontrar, por exemplo, uma canção famosa ou não e desejar fazer uma interpretação dela.

É uma prática que valoriza a originalidade, a expressão pessoal e a diversidade artística. Seja no contexto educacional, contemporâneo ou histórico, a releitura é uma forma de enriquecer a arte, estimular a criatividade e fomentar o diálogo entre diferentes gerações de artistas.

A releitura parte da percepção sensível de uma experiência livre, individual e significativa. A cópia, enquanto exercício, percorre outro caminho e não permite à criança vivenciar inteiramente sua natureza.

A primeira releitura foi do pintor Dadaísta Marcel Duchamp em 1919, onde ele acrescentou um bigode e um cavanhaque em uma reprodução da Mona Lisa.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.

Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Em Arte, fazer uma releitura significa utilizar um ou mais dos elementos da obra para criar outra, assim permite reconhecer na releitura a obra original.