Qual é a diferença entre julgar e subjugar?

Perguntado por: ipimenta2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Na realidade, neste caso, julgar simboliza a ideia de opressão. Consequentemente, subjugar significa render-se à obediência.

verbo transitivo direto Obrigar a realização de algo através da força, de ameaças, de coação; dominar: Napoleão subjugou quase toda a Europa; o chefe subjugou o empregado. [Figurado] Ter o domínio sobre algo ou alguém; dominar: certos pensamentos subjugam a alma.

Adj. || submetido, domado, dominado pela força: conquistado; que vive debaixo de jugo Na capital do subjugado reino. ( Garrett. ) Povos subjugados.

jugar | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1 Tornar dependente; subordinar: O comunismo submeteu várias nações. 2 Exercer controle ou domínio sobre alguém ou algo; ceder ao controle ou domínio de outrem; subjugar(-se), vencer: A polícia conseguiu submeter os amotinadores.

1 Ato ou efeito de submeter ou submeter-se. 2 Disposição a obedecer ou aceitar o controle de alguém; obediência, subalternidade. 3 Condição de quem se sente obrigado a obedecer a uma regra, autoridade ou aos poderes constituídos; subordinação, sujeição.

4 E viu Deus que era aboa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. 5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite.

1. Pujar muito; superar; exceder; ultrapassar; sobrelevar.

Significado de Dominar
verbo transitivo direto Ter controle dos próprios sentimentos, impulsos, emoções; reprimir: dominar a vontade de comprar. Tornar algo ou alguém submisso por meio da força, da violência: lutador domina adversário com golpe baixo.

Que se reprimiu por uma vontade particular ou pela influência de uma força maior; contido ou reprimido: choro dominado.

Significado de Ditames
[Jurídico] Norma judicial registrada e implementada por uma autoridade; sentença, lei. O que se fala, pronuncia, dita; ditado: anotar os ditames do delegado.

Subjugar no campo da política
Entretanto, se o povo se encontra submetido ao poder absoluto ou totalitário de seus governantes, é fato falar de um povo subjugado.

Elemento designativo de inferioridade, substituição, aproximação.

Julgar o outro é atribuir ao outro algo que é seu. Falamos a partir das nossas experiências, vivências e sob a nossa ótica da vida e das situações. Cada pessoa tem a sua história de vida, a maneira própria de enxergar e perceber as situações ao seu redor.

2 supor, conjecturar, imaginar, pressupor, presumir, prever, especular. Exemplo: Apesar de eu julgar que ele fará a coisa certa, só teremos a certeza amanhã. Avaliar: 3 avaliar, apreciar, ajuizar, reputar, qualificar, classificar, analisar, conceituar, aquilatar, calcular.

O Senhor deu-nos um alerta para nos orientar nos julgamentos que fazemos dos outros: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que medirdes vos hão de medir a vós.

Aprender a vontade de Deus é um moledro que Jesus deixou para nós. Você pode aprender a vontade de Deus para você por meio das escrituras, das palavras dos profetas vivos e dos sussurros do Espírito Santo. Mas você também precisa entrar em comunhão com Deus em oração, como Jesus fez.

A forma submeteué [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de submeter] . Conjugação:regular.