Qual é a diferença entre individualidade e individualismo?

Perguntado por: umota . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

“A individualidade sugere a própria identidade, referente aos nossos hábitos, escolhas e vontades individuais. Já o individualismo remete à individualidade de forma egoísta e egocêntrica, que não respeita a individualidade de ninguém”, exemplifica Cris Monteiro, terapeuta matrimonial.

Significado de Individualidade
Conjunto das qualidades que compõe a originalidade, fazendo com que algo ou alguém seja único. [Por Extensão] A pessoa, o ser, o indivíduo: devido a uma individualidade, algumas pessoas perderam o emprego. Quem se diferencia de alguém por suas extraordinárias qualidades; personalidade.

Individualidade é Diferente de Individualismo
A primeira diz respeito a se enxergar como indivíduo, com ideias e vontades próprias. Já o segundo tem a ver com desconsiderar a outra pessoa ao tomar decisões e agir de forma egoísta.

Então, o individualista, que não se entusiasma em trocar, é visto com reservas. Trata-se de alguém que não espera muito dos outros e prefere dar pouco de si. Esse comportamento não é egoísmo, embora as pessoas a cujas expectativas ele deixa de atender o vejam dessa forma.

Como surge o individualista? As causas desse comportamento podem estar ligadas à história de vida da pessoa e começarem lá na infância. A falta de atenção, afeto e apoio, de um olhar mais atento por parte principalmente de pais ou cuidadores, pode influenciar na construção desse tipo de personalidade.

Há dois tipos de individualismo: há o individualismo genuíno, que leva à liberdade e a uma ordem espontânea, e há o pseudo-individualismo, que leva ao coletivismo e às economias controladas e planejadas.

O que não se admite é que um indivíduo se sinta ou seja obrigado a agir destas ou de outras formas a despeito de seu próprio interesse. Portanto, o individualismo valoriza a liberdade e entende cada pessoa como um fim em si mesma, e não, simplesmente, um meio sacrificável para outros fins ou para o bem dos outros.

O termo “individualismo” foi usado pela primeira vez pelos primeiros socialistas, especificamente, pelos owenistas (os seguidores de um socialista utópico chamado Robert Owen), que fez fortuna na indústria têxtil na Grã-Bretanha, para logo declarar falência ao financiar uma comunidade utópica em New Harmony, Indiana.

contingente, família, grupo. 3. grupo.

“A individualidade sugere a própria identidade, referente aos nossos hábitos, escolhas e vontades individuais. Já o individualismo remete à individualidade de forma egoísta e egocêntrica, que não respeita a individualidade de ninguém”, exemplifica Cris Monteiro, terapeuta matrimonial.

A individualidade é tão benéfica para um relacionamento quanto o amor, o diálogo, o respeito. É muito importante que cada um de nós entenda que faz parte da individualidade de uma pessoa os seus gostos pessoais, seus hábitos, costumes, opiniões, necessidades, valores, amizades.

Assim sendo, aqui estão algumas dicas sobre como manter sua individualidade:

  1. Gaste tempo com um hobby. ...
  2. Cuide-se! ...
  3. Fale por si mesmo e se posicione. ...
  4. Reserve um tempo para você mesmo. ...
  5. Seja definitivamente adulto. ...
  6. Mostre-se aberto e sincero consigo mesmo. ...
  7. Seja honesto.

Um aliado muito importante para ajudar a lidar com essa individualidade do outro é o diálogo, conversem entre si, exponha sua opinião, seu ponto de vista e também suas inseguranças, mas é importante que você também saiba ouvir e receber o que o outro tem a dizer.

A individualidade do ser humano emerge da interação do seu genoma singular com a sucessão de ambientes em que viveu, sua história de vida. A singularidade genética não é suficiente para explicar totalmente a individualidade humana, mas certamente constitui o elemento mais fundamental da mesma.

O individualismo consiste no pensamento e na acção independentes, sem depender dos outros ou sem se sujeitar às normas gerais. Como tendência filosófica, o individualismo defende a supremacia dos direitos individuais face aos direitos da sociedade e à autoridade do Estado.

Dicas Para Lidar Com o Individualismo nas Empresas

  1. 1 – Reflita Sobre o Seu Comportamento. ...
  2. 2 – Comece a Transformação Por Você ...
  3. 3 – Demonstre Disponibilidade Para Ajudar. ...
  4. 4 – Saiba Aceitar Ajuda. ...
  5. 5 – Dê Feedbacks Incentivando o Trabalho em Equipe. ...
  6. 6 – Aprenda a Lidar Com as Diferenças. ...
  7. 7 – Mantenha uma Atitude Positiva.