Qual é a diferença entre imigrantes e refugiados?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

No entanto, existem diferenças entre ser imigrante e refugiado. O primeiro, continua recebendo a proteção do seu governo e tem a opção de voltar quando desejar, enquanto uma pessoa refugiada não pode voltar ao seu país por diversas questões geopolíticas.

A diferença está nas fronteiras: enquanto os refugiados atravessam fronteiras internacionais, as pessoas deslocadas permanecem dentro do mesmo país, mas noutra zona.

"Refugiados são pessoas que deixam seus países de origem sob situações de pressão, ameaças e perigo provocadas por diversos fatores, tais como guerras, crises econômicas e sociais, eventos naturais que dificultam a vida, como falta de água e alimentos, e perseguição política.

Resposta: toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país.

A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. ...

“Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.

Imigração é o processo de chegada de pessoas a países que não sejam os de origem. Em alguns casos, o movimento de pessoas que ocorre dentro das fronteiras de um mesmo país, como de um estado a outro, é chamado também de imigração.

Portugueses, italianos, japoneses, alemães e árabes (sírios, turcos, egípcios, palestinos) foram os principais grupos de imigrantes que entraram no país nesse período.

Os imigrantes são aqueles que fazem esse tipo de movimentação entre territórios. Quando o movimento dessas pessoas acontece dentro das fronteiras nacionais do país de origem, o termo mais utilizado é migração interna.

Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos).

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Migração de refúgio: ocorre por fatores inertes aos seres. Geralmente quem realiza esse tipo de migração está fugindo de algo que ocorreu em seu lar original, sendo chamado de refugiado. Essa fuga pode estar associada a fenômenos climáticos, guerras políticas, crises econômicas, entre outros.

O conceito de refugiado obrigatoriamente se aplica para aquele que foge do seu país por estar inseguro em sua terra natal.

A imigração é o processo de entrada de um indivíduo em um determinado território. Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida. Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

Sentir-se deslocado, fora do lugar ou mesmo nutrir um sentimento de não pertencimento são algumas das principais emoções imediatas de quem imigra. Esse sentimento pode ser expandido, à medida que essa migração decorre de fatores extremos.