Qual é a diferença entre humildade e humilhação?

Perguntado por: aalencastro4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

O humilde é aquele que SE coloca em seu lugar; o humilhado É colocado pelos outros em seu devido lugar. Então, quando erramos, o mais honesto a fazer é aceitar o erro. Mais vale um coração aliviado pela aceitação, do que um outro cheio de si, de mentiras e enganando-se a si mesmo.

adjetivo Que foi alvo de humilhação; que acabou por se humilhar. Que é facilmente comandado; em que há submissão; rebaixado. substantivo masculino Indivíduo que se humilhou; quem se submete; submisso. Etimologia (origem da palavra humilhado).

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado. Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus.

Numa palavra: Uma pessoa com esta necessidade tem um complexo de inferioridade. Se precisa humilhar o outro é porque teme e também admira esse outro. Como admira e, no fundo, valoriza essa pessoa e como é insegura tenta humilhar e inferiorizar o outro para não haver competição.

É aquela que não brota de convicções profundas senão que confunde humildade por “admiração de humildade”. Por notar que os santos desprezavam a si mesmos tenta imitá-lo, mas sem entender a raiz desta virtude acaba sendo algo superficial e, portanto, inconstante.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.

Entre as formas de humilhações existem as “domesticadas”, as “ritualizadas” e as “violentadoras” (LA TAILLE, 2000; 2002). A humilhação “domesticada” caracteriza-se por sua brevidade e por ser compatível com as relações de amizade, pois mantém-se no nível de tolerância da pessoa-alvo e da própria sociedade.

Quando forem apenas vocês dois, explique como você está humilhada quando ela diz essas coisas, e você gostaria que ela parasse.

  1. Ignore a pessoa. Uma das coisas que você pode considerar é simplesmente ignorar a pessoa quando ela “surta”. ...
  2. Peça desculpas. ...
  3. Rir junto com a pessoa. ...
  4. Cerque-se de pessoas gentis.

Uma das melhores maneiras de responder quando alguém o envergonhar é ficar calmo e pedir para conversar em particular. Desta forma, você mostra ao mesmo tempo que não quer expô-la à mesma humilhação que você acabou de sofrer e que suas palavras não têm a capacidade de magoá-lo.

Sem simplicidade; imodesto, suntuoso. [Por Extensão] Que age buscando humilhar ou diminuir outra pessoa; arrogante, presunçoso.

Para praticar a humildade trabalhe para aceitar a vida que tem enquanto se esforça para progredir sem reclamar. Se você adotar a atitude de se achar melhor que os outros as vão se tornar alérgicas a você. Em vez disso, se esforce para ser grato pelo que tem e trabalhar para ganhar mais, se é isso que deseja.

Com pequenas variações cá e acolá, é uma frase que permeia a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento: "Os humilhados serão exaltados". Aparece nos evangelhos como algo proferido pelo próprio Jesus.

Se a pessoa foi humilhada com frequência e teve a sua autoestima muito afetada, ela perde a coragem de viver, considerando-se sempre inferior aos demais. Isso pode levá-la até mesmo a desistir dos seus objetivos, demonstrando pouca ambição em relação ao futuro.

Significado de Masoquista
[Figurado] Quem se caracteriza socialmente como uma pessoa que busca o sofrimento, que tende a se sentir bem ao ser humilhado ou se satisfaz com isso. adjetivo Relativo ao masoquismo, à busca do prazer pelo ato de se submeter à dor ou ao sofrimento físico ou psíquico.