Qual é a diferença entre hospício e manicômio?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Manicômio é o nome dado ao estabelecimento ou hospital psiquiátrico especializado em tratar de pessoas com problemas mentais. O manicômio, também conhecido como hospício, alberga pessoas com diferentes tipos de transtornos mentais, por norma aquelas que apresentam patologias mais severas.

Sanatório - É o lugar onde são internadas as pessoas que precisam de tratamentos para serem "saradas", vem de sanar. É conhecido popularmente como um local para identificar o lugar onde são sanadas as enfermidades mentais, mas, trata-se todos os tipos de doença em geral.

Dr. Alejandro Patiño Román- Sim, de certa forma a palavra manicômio tem uma forte carga ideológica que gera medo, rejeição e distorce os objetivos reais do que é um hospital psiquiátrico, em termos técnicos modernos.

Manicômio lugar que trata e abriga pessoas com problemas mentais.

Foi a reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. A Lei Antimanicomial, que promoveu a reforma, tem como diretriz principal a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz.

A internação psiquiátrica é uma forma de tratar pacientes que apresentam algum tipo de transtorno mental e/ou dependência química com a finalidade de tirá-los da crise em que se encontram e no momento em que podem colocar a sua vida em risco ou a de outras pessoas.

Embora, por lei, hospícios sejam proibidos, especialistas afirmam que estes espaços ainda operam em todo o país. 'Nossa luta é pelo cuidado em liberdade'. O direito à dignidade das pessoas em tratamento de problemas mentais é a bandeira da luta antimanicomial no Brasil, celebrada nesta segunda-feira (18).

A internação psiquiátrica é um tipo de tratamento para indivíduos acometidos por transtornos mentais, comorbidades ou dependência química, que tem por objetivo tirar esse paciente da crise, na ocasião em que podem colocar tanto a sua vida em risco quanto a vida de outras pessoas.

Parte dessa “opção pelo branco” pode ser explicada por uma preocupação com a limpeza dos ambientes.

A internação psiquiátrica deve ser realizada apenas sobre apresentação de laudo médico que comprove a necessidade do tratamento para aquela pessoa, a internação pode ser realizada em três formas: voluntária, involuntária e compulsória.

A Reforma teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. A lei que promoveu a reforma, tem como diretriz principal a internação do paciente somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz.

O psiquiatra Raphael Boechat Barros, de 48 anos, estava no início da carreira quando, em 2001, foi sancionada a lei que determinou o fim dos manicômios e sanatórios no Brasil. Antes disso, por anos, o país conviveu com o chamado "holocausto brasileiro".

SÃO PAULO - Passados 15 anos da lei que determinou uma reforma psiquiátrica no Brasil, o governo federal não trabalha com uma data-limite para a extinção dos manicômios, forma como ficaram conhecidos os hospitais psiquiátricos. Ainda existem no País 159, com 25.126 leitos psiquiátricos.

Surgiu, no século XVIII, Phillippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, que teve o mérito de libertar os doentes mentais das correntes. Os asilos foram substituídos, então, pelos manicômios, estes somente destinados aos doentes mentais.

1 louco, maluco, demente, doidivanas, lunático, alienado, insano, desequilibrado, biruta, pancada, zureta, varrido, sandeu, adoidado, amalucado, tresloucado, tonto, variado, leso, orate, gira, mentecapto. Que é imprudente: 2 imprudente, insensato, inconsequente, irrefletido, leviano, desajuizado, desatinado.

Na maioria das vezes, os portadores de doenças mentais viviam confinados em hospitais psiquiátricos como o de Juqueri, em São Paulo, isolados de tudo e de todos, até a morte. Muitos eram submetidos à camisa de força e a técnicas violentas como a lobotomia e o eletrochoque.

Juquery, o maior hospital psiquiátrico do Brasil.

Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em ...