Qual é a diferença entre heterozigoto e homozigoto?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

O que são os genes recessivos? Os genes recessivos são aqueles que encontram-se escondidos quando em par com os genes dominantes. Para que uma característica hereditária recessiva seja aparente no fenótipo é necessário haver um par de genes recessivos.

Um indivíduo é homozigoto quando ele possui dois alelos iguais para determinada característica. Como cada célula possui dois alelos iguais para determinada característica, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.

Heterozigoto é o nome utilizado para se referir a um organismo que possui dois alelos diferentes para uma determinada característica. Indivíduos heterozigotos podem formar gametas diferentes.

Negativo - Homozigoto Selvagem: Não possui a mutação. - Heterozigoto: Possui a mutação em um dos cromossomos. Risco brando para a ocorrência de doenças vasculares. - Homozigoto Mutante: Possui a mutação nos dois cromossomos.

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.

O genótipo de um indivíduo também pode ser representado pela sequência de bases que formam seu DNA. Assim, testes genéticos que realizam sequenciamento do DNA podem analisar o genótipo de uma pessoa.

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

Em organismos homozigotos são representados pelas letras 'AA' ou 'aa'. Já organismos heterozigotos são representados pela letra 'Aa'.

Por exemplo, características dominantes, expressa pelos seres homozigotos (AA) e heterozigotos (Aa), e as características recessivas encontrado somente nos homozigotos (aa).

AA (homozigoto dominante), Aa (heterozigoto) e aa (recessivo), por exemplo. O gene recessivo, mesmo quando aparece na condição heterozigota, não se expressa. Isso pode nos dar a impressão que o gene dominante inibe o seu funcionamento. Genes são fragmentos de DNA que produzem proteínas específicas.

Um gene é um segmento de DNA que fornece o código para a formação de uma proteína. A molécula de DNA é uma longa hélice dupla enrolada em si mesma, semelhante a uma escada em caracol.