Qual é a diferença entre gostar se apaixonar e amar?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Viver um amor pode ser uma escolha, enquanto a paixão pode ser algo que acontece, nos arrebata e depois vai embora sem aviso prévio. “A paixão pode ser apenas um turbilhão de sentimentos que acaba em fagulhas. A forma como se cultiva esse sentimento faz toda diferença.

A diferença está na profundidade do sentimento: o “gosto de você” geralmente expressa uma afeição inicial, enquanto o “eu te amo” indica um compromisso emocional mais profundo.

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão.

Uma pessoa dificilmente começa a amar alguém sem antes ter se apaixonado por ele, e uma relação não prospera se não existir amor. Todas as nossas (vidas) absorvemos mensagens sobre relacionamentos românticos, como eles devem parecer e como devemos se sentir.

Gostar é o começo, o começo de tudo, de todo encantamento e de algum sentimento.

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

verbo transitivo direto Ter amor por alguém; querer bem: Dom Pedro amou Inês de Castro. Possuir e demonstrar afeição por algo ou por alguém: amava os doces mineiros. Demonstrar estima, apreço; gostar muito: ama estudar.

A diferença entre gostar e amar é que, quando você gosta de alguém, você apenas aprecia a presença daquela pessoa na sua vida. Já quando você ama alguém, você não consegue imaginar a sua vida sem a presença daquela pessoa.

Pessoas que estão começando a gostar de alguém tendem a se sentir felizes em boa parte do tempo. Normalmente, este tipo de gente é só sorrisos e não consegue enxergar muitos problemas ao redor, pois está 'cego pelo amor'. Ao perceber que estamos gostando de alguém, somos invadidos com uma onda de coragem.

Apenas a forma "Eu te amo" está correta. Dizer "Eu ti amo" está errado porque o pronome oblíquo ti deve ser usado precedido de preposição, assumindo a função de objeto indireto. O verbo amar é transitivo direto sendo acompanhado de um pronome não preposicionado que assume a função de objeto direto: te.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

Outro hormônio envolvido nos sintomas da paixão é o cortisol , tipicamente envolvido em episódios de estresse. Eles se elevam e, por isso, há a euforia, ansiedade e insegurança durante a paixão. O coração bate com mais força e intensidade, você sente menos sono e até mesmo o sistema digestório se altera.

Como parar de sofrer com amor

  1. Ame-se incondicionalmente. Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. ...
  2. Desligue-se da pessoa. ...
  3. Evolua. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Permita-se o novo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

O motivo mais comum e maior por que é tão difícil se apaixonar é o medo do compromisso. Os rótulos podem aterrorizar algumas pessoas, mas para os outros, a incerteza sobre a localização do relacionamento também é aterrorizante.

Alguns estudos sobre o comportamento humano dizem que a paixão pode durar algumas semanas ou anos (1 a 2 anos, em média). Após este período, das duas uma: fim de relacionamento ou início de uma história de amor. Ao contrário da paixão, o amor não acontece à "primeira vista".