Qual é a Diferença Entre Geocentrismo e Heliocentrismo?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

O geocentrismo afirma que a Terra está fixa no universo e os planetas e astros giram ao seu redor. Foi muito utilizada na Antiguidade para esclarecer como aconteciam os fenômenos celestes, porém, atualmente não é mais válida. Já a teoria heliocêntrica afirma que a Terra gira ao redor do sol e de si mesma.

A palavra vem da junção de “geo”, que significa “Terra”, e “centro”, indicando que a Terra seria o centro do Universo e todos os astros estariam girando ao seu redor.

Heliocentrismo, que tem origem das palavras gregas Helios (“Sol”) e Kentron (“centro”) é um modelo cosmológico que afirma a centralidade do Sol no Universo. Isso significa que os astros, a Terra e os demais planetas se movem ao seu redor, e é ele o centro do Sistema Solar.

Heliocentrismo: defende que o Sol é o centro do Universo, ou seja, todos os corpos celestes do Sistema Solar orbitam o Sol. Geocentrismo: defende que a Terra é o centro do Universo, assim a esfera terrestre é o ponto de referência dos corpos celestes, que orbitam esse planeta.

Nicolau Copérnico foi um importante matemático e astrônomo polonês. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo.

A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela.

Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um astrônomo, matemático e médico polonês. Ele revolucionou a ciência moderna e, mais especificamente, a astronomia ao fazer a sistematização da teoria do heliocentrismo e afirmar que o Sol está no centro do Universo e que a Terra gira ao seu redor.

A teoria do geocentrismo foi apresentada por volta do ano 150, quando Ptolomeu publicou “A Grande Síntese” (também conhecida como Almagesto). A obra apresentava o modelo cosmológico que explicava o movimento dos corpos celestes em torno da Terra. No modelo de Ptolomeu os planetas moviam-se em círculos.

O modelo geocêntrico acreditava que o planeta Terra ficava no centro do Universo. O geocentrismo é uma teoria que defendia que o planeta Terra está posicionado no centro do Universo. De acordo com esse modelo, a Lua, o Sol e os demais corpos celestes giravam ao redor da Terra em círculos concêntricos.

Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo.

Nascido em Torum, na Polônia, em 1473, Nicolau Copérnico ingressou na Universidade de Cracóvia em 1491 para cursar Medicina, mas estudou também Filosofia, Matemática e Astronomia.

Resumindo a teoria de Copérnico: O mundo é esférico e finito, como todos os corpos celestes, e o movimento destes corpos é circular e uniforme. O sol se encontra fixo (imóvel) no centro do sistema e em torno dele giram os planetas (que giram em torno de si mesmos).

Aristarco de Samos – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sua teoria - o Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica - o Geocentrismo (que considerava, a Terra como o centro), é considerada uma das mais importantes descobertas de todos os tempos, sendo o ponto de partida da astronomia moderna.

Para a Igreja, as teorias de Copérnico eram consideradas um sacrilégio, embora as ideias de Copérnico encontrassem alguns adeptos entre os seus contemporâneos. O Sistema Solar só teve sua estrutura modificada após os trabalhos de Kepler e de Galileu Galilei.