Qual é a diferença entre gene e alelo?

Perguntado por: ezanette . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Um gene como um trecho de DNA em um cromossomo. Alelos como versões (variantes de sequência) de um gene.

Os genes são ordenados nos cromossomos mediante uma sequência específica; e cada gene tem uma localização específica no cromossomo (denominada o lócus do gene). Além do DNA, os cromossomos contêm outros compostos químicos que influenciam a função do gene.

Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA. O DNA são os dados genéticos de uma pessoa (altura, cor dos olhos, formato do queixo, entre tantos outros).

Resposta: Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.

Os genes alelos podem ser classificados de duas formas: dominantes e recessivos.

Um gene é uma sequência ordenada de nucleotídeos localizada em uma posição particular em um cromossomo particular que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de RNA).

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Genes dominantes x genes recessivos
Sabendo-se que os seres humanos têm duas cópias da maioria dos genes, a ciência explica que cada um é herdado de um progenitor. Em alguns casos, somente uma cópia é o suficiente para alguma função ou doença. Nesse momento, existe um gene dominante e outro recessivo.

Os alelos determinam a mesma característica, porém de maneiras diferentes. À constituição genética de um indivíduo, ou seja, ao conjunto de seus genes dá-se o nome de genótipo. O genótipo será responsável, portanto, por determinar as características mensuráveis de um indivíduo (fenótipo).

Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Resposta verificada por especialistas. O processo de melhoramento genético está diretamente relacionado aos genes e alelos, uma vez que estes elementos serão utilizados para se conhecer o código genético, identificando formas de não desenvolver doenças genéticas.

Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. Cada gene mutante que surge estabelece condição para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele determinado caráter, naquela espécie.

Os genes podem ser definidas como porções do DNA que serão usadas como moldes para a determinação da sequência de aminoácidos a ser sintetizada.

Existem cerca de 19.000 a 20.000 genes codificadores de proteínas humanas, e estas sequências codificadoras representam uma fração muito pequena do genoma – aproximadamente 1,5%. Os genes são a unidade básica da hereditariedade, ou seja, são transmitidos dos pais para os filhos.