Qual é a diferença entre galáxia é Via Láctea?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Via Láctea é uma das bilhões de galáxias presentes no Universo. Trata-se da galáxia onde está localizado o Sistema Solar. É formada por matéria escura, gases, poeira e corpos celestes como estrelas, planetas, planetas anões, asteroides, meteoritos e outros.

A Via Láctea pertence a um conglomerado de galáxias denominado pelos cientistas de “Grupo Local”, constituído por cerca de 50 galáxias. Entre as mais conhecidas galáxias deste grupo estão a Via Láctea, Andrômeda e Triângulo. As demais são galáxias anãs que orbitam a Via Láctea ou Andrômeda.

A Via Láctea é a galáxia de formato espiral em que o Sistema Solar está localizado. Ela é composta principalmente por estrelas, poeiras e gases.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara. Graças à ausência total de iluminação no parque, os detalhes no céu ficam ainda mais visíveis e impressionantes.

Essa região do espaço tem um raio aproximado de 250 kilopársecs (815 391 anos-luz) e é a galáxia de disco mais extensa conhecida pela ciência, afirma a ESA. Ela também é conhecida pelo apelido de "Galáxia Godzilla" por ser 2,5 vezes mais larga do que a Via Láctea e conter 10 vezes mais estrelas.

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

a Via Láctea

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

Existem galáxias espirais, galáxias anãs, entre outros tipos variados. Além das diferentes classificações e tamanhos, elas têm algo em comum: as galáxias não estão sozinhas em suas redondezas no universo.

O Sol

O Sol é a estrela central do sistema solar. Todos os outros corpos do sistema solar, como planetas, planetas-anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. O Sol é responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar.

Então, a velocidades inferiores a da luz, não será possível alcançar absolutamente nada fora da Via Láctea, em um tempo da vida humana. São pelo menos 20 mil anos somente para SAIR de nossa galáxia.

VY Canis Majoris

Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma. A VY Cma é classificada na categoria de “estrelas hipergigantes”, que são consideradas muito raras pelos astrônomos.

A poluição luminosa das grandes cidades é tão grande que mais da metade da população brasileira não enxerga o centro de nossa galáxia. Em alguns lugares, há tanta luz que é como se não anoitecesse. Na cidade de São Paulo, nunca anoitece.

Está localizado na Via Láctea, uma das galáxias que formam o Universo. São planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.