Qual é a diferença entre freira e monja?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Ainda que, sobretudo no Brasil, o senso comum lhes perceba equivalentes, as monjas se distinguem das freiras, uma vez que estas últimas desempenham atividades sobretudo ligadas ao apostolado ativo, seja na catequese, na assistência aos idosos e aos enfermos, em atividades educativas ou na animação pastoral; enquanto ...

Franciscanos, jesuítas, beneditinos, carmelitas… As ordens e congregações religiosas católicas imprimem há séculos a sua marca na história da humanidade.

Mosteiro, do grego monastérion, de monázo, viver só, é aquele edifício religioso onde vivem os monges ou as monjas, governados por um abade ou uma abadessa.

Para ser freira, ela explica que a interessada não pode ser casada (ou divorciada) e nem ter filhos com idade inferior a 18 anos. O primeiro passo é buscar o que é chamado de discernimento vocacional, que pode ser um acompanhamento personalizado ou em grupo.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

Freira é o feminino de frei, que vem do latim frater, que significa “irmão”; portanto, freira é o mesmo que irmã. Podemos usar um ou outro para a mesma mulher consagrada. A freira ou irmã pertence a uma congregação ou ordem religiosa e professa os votos de castidade, pobreza e obediência.

Noviça é o nome dado às mulheres que estão prontas para ingressar no noviciado. Este é o período de aprendizagem e formação religiosa vivido por quem quer ingressar em uma vida profissional na fé. Este período é anterior ao juramento como freira que já é uma noviça consagrada.

A tradição monástica está presente em várias religiões do planeta: Budismo, Jainismo, Taoismo, Lamaísmo e Cristianismo são algumas das que têm seguidores que adoptam a vida monástica.

As freiras são mulheres consagradas a religião, assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos. Geralmente as freiras desenvolvem obras de caridade, de educação a crianças e jovens, entre outros tipos de apostolado, além de participação ativa em diversas áreas da sociedade.

Assim sendo, monge escreve-se com g, enquanto o feminino da mesma palavra se escreve com j: monja. Tanto o masculino como o feminino mantêm o mesmo som na última sílaba.

As freiras recebem muito pouco ou nada por seu trabalho, seja nos afazeres domésticos em bispados ou paróquias, ou no atendimento em escolas e clínicas e na atuação pastoral.

Para se tornar madre, é preciso ter os votos perpétuos.
“A nossa madre, da Copiosa Redenção, mora no Paraná, onde é a sede geral da Congregação, mas ela vem aqui, se for preciso conversa com o padre para avaliar nossa missão, se estamos desempenhando bem ou não, e isso ela faz anualmente”, ressalta.

Como é que as freiras secam a roupa? - Convento.

Saídas do convento -permitidas só após o 2º Concílio Vaticano, anunciado pelo papa João 23 em 1965- são possíveis em casos especiais, como idas ao médico.

30 anos

Por isso, geralmente no processo vocacional ou etapa inicial formativa de Congregações ou Dioceses, na maioria das vezes a idade máxima para entrar no seminário é de 30 anos.

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.

  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

Noviço ou noviça é a designação dada à pessoa que se prepara, no noviciado, sob a direção de um mestre ou mestra, para a sua consagração religiosa.

:: Quanto tempo leva o processo para ingressar num seminário ou convento? Portanto, para tornar-se um Padre ou uma Freira, não há um tempo padrão. Depende da tradição da família religiosa que o(a) jovem escolheu.

Durante a cerimônia de consagração, a candidata – que usa um vestido branco parecido com o de uma noiva – faz um voto de castidade eterna e promete jamais ter relações sexuais ou relacionamentos amorosos. As mulheres também usam uma aliança de casamento, simbolizando o matrimônio com Cristo.

A cor preta simboliza a penitência e o morrer para o mundo, além de ser, em termos práticos, a cor de tecido mais barata disponível no século VI. Os monges usam capuzes e as freiras véus: aliás, é neste aspecto que as comunidades religiosas da ordem costumam se diferenciar umas das outras.