Qual é a diferença entre freira e irmã?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Freira é o feminino de frei, que vem do latim frater, que significa “irmão”; portanto, freira é o mesmo que irmã. Podemos usar um ou outro para a mesma mulher consagrada. A freira ou irmã pertence a uma congregação ou ordem religiosa e professa os votos de castidade, pobreza e obediência.

Muitas ordens religiosas femininas raspam ou cortam o cabelo. Elas fazem isso como símbolo da vida que estão levando, que é uma vida de auto-sacrifício por Deus e uma renúncia às coisas do mundo.

A freira é aquela mulher que recebeu o chamado de Deus e com isso, ao entrar em uma congregação, se torna uma irmã. Conforme o tempo passa pode virar uma madre, que é a coordenadora do espaço onde mora.

Para ser freira, ela explica que a interessada não pode ser casada (ou divorciada) e nem ter filhos com idade inferior a 18 anos. O primeiro passo é buscar o que é chamado de discernimento vocacional, que pode ser um acompanhamento personalizado ou em grupo.

As freiras recebem muito pouco ou nada por seu trabalho, seja nos afazeres domésticos em bispados ou paróquias, ou no atendimento em escolas e clínicas e na atuação pastoral.

As noviças, com idade entre 21 e 26 anos, se preparam para a vida religiosa há pelo menos quatro. Fazem parte de um grupo cada vez mais raro, o de jovens que decidem fazer os votos de pobreza, castidade e obediência propostos pela Igreja Católica a elas.

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.

  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

April 2022. Pontuação: 4.3/5 ( 39 avaliações ) O cocar preto usado por freiras cistercienses significa a sua "consagração a Deus", enquanto o hábito branco era usado para distinguir as irmãs da cor preta usada pelos irmãos da ordem.

Como é que as freiras secam a roupa? - Convento.

O hábito tradicional, para a maioria das ordens de freiras, consiste de um cocar feito de uma touca rígida que emoldura o rosto, um véu branco que estende sua cobertura abaixo do queixo e sobre o peito e um longo véu preto anexado ao topo da touca drapejado nas costas.

Durante a cerimônia de consagração, a candidata – que usa um vestido branco parecido com o de uma noiva – faz um voto de castidade eterna e promete jamais ter relações sexuais ou relacionamentos amorosos. As mulheres também usam uma aliança de casamento, simbolizando o matrimônio com Cristo.

Convento, do latim conventu(m), ajuntamento, é o edifício habitado por pessoas religiosas que vivem em comum e como irmãos. Chamam-se frades (irmãos) e freiras (irmãs).

Cornetas (vestimenta) – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O masculino de freira é frade (do latim: frater). Designa-se frade a um católico consagrado, da ordem religiosa mendicante, que vive normalmente num convento.

Nos velhos e bons tempos, a maioria das freiras já vinha saída direto do colegial ou da faculdade. Hoje em dia, qualquer idade dos 18 aos 40 é aceita. Em certas circunstâncias, mulheres com mais de 40 são aceitas. Normalmente, a maioria das comunidades religiosas estimulam seus membros a terem ensino superior.

A freira ou irmã pertence a uma congregação ou ordem religiosa e professa os votos de castidade, pobreza e obediência. Vivendo vida fraterna em comunidade, dedica-se à oração e ao serviço aos irmãos, de acordo com o carisma e a missão de sua congregação ou instituto religioso.

:: Quanto tempo leva o processo para ingressar num seminário ou convento? Portanto, para tornar-se um Padre ou uma Freira, não há um tempo padrão. Depende da tradição da família religiosa que o(a) jovem escolheu.