Qual é a diferença entre fofoca e fuxico?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Fuxico, babado, mexerico, bisbilhotice, intriga, etc. Há vários sinônimos para a fofoca, mas o significado é um só: falar algo sobre uma pessoa que não está presente fisicamente naquele momento e que, na maioria das vezes, não tem ciência disso, cujo conteúdo está atrelado a algum tipo de julgamento moral.

Mexerico ou bisbilhotice: 1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação. Boatos sobre a vida dos outros: 2 boato, falatório, diz-que-diz, balela, especulação, enredo, comentário, murmuração, novidade.

Principais antônimos de fofoca: 1. silêncio.

Tipos de fofoca
Fofoca puxa-saco: História inventada na intenção de agradar e satisfazer o chefe e os níveis hierárquicos mais elevados da empresa. É usada com a finalidade de “limpar a barra” ou dar popularidade ao fofoqueiro. Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista.

Fofocas: 6 formas de identificar pessoas com este hábito no...

  1. Imaturidade. Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. ...
  2. Carência. Se existe uma coisa que está estritamente ligada à fofoca, essa coisa é a carência. ...
  3. Violência emocional. ...
  4. Sedução. ...
  5. Insegurança. ...
  6. Parasitas.

Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. Além da difamação, outro crime contra a honra que pode decorrer de uma fofoca é a calúnia.

Diga algo educado, mas direto, como: “Ei. Eu quero que você saiba que eu não estou gostando nada das coisas que você está dizendo sobre mim. Mantenha seus pensamentos para si mesmo, seu idiota.” Então, saia andando - esta pessoa não merece seu tempo. Ignore quaisquer insultos que ouvir enquanto vai embora.

Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.

Só que a fofoca evidencia justamente as fraquezas de quem conta. Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda. Mulher bisbilhoteira: 2 comadre, maledicente, faladeira.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

Ao perceber que alguém está querendo contar uma fofoca, mude de assunto abruptamente, fazendo uma pergunta sobre outro tema, justamente para que a pessoa perceba que você não quer dar continuidade. Se ainda assim o fofoqueiro persistir, diga que você não é uma pessoa que queria compartilhar esse tipo de informação.

A palavra “fofoca” é de origem africana, mais precisamente da região entre Angola e Congo. Ela deriva do termo “fuka”, que no dialeto quimbundo, dos povos bantos, quer dizer revolver, remexer.

A pessoa que se promove por meio de fofocas geralmente quer atenção e se concentra em malefícios de terceiros para que possa se promover. Normalmente é inseguro, e precisa denegrir o outro para obter sucesso. “Costumo dizer que, quem fala de um, fala de todos. É só uma questão de oportunidade.

Como parar de fazer fofoca, segundo especialistas

  1. Entenda o que atiça seu fofoqueiro interior.
  2. Imponha limites e seja positivo.
  3. Seja consciente e conte com um amigo.
  4. Coloque-se no lugar dos outros.