Qual é a diferença entre firewall e antivírus?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Bem no popular, firewall é um muro de proteção e o antivírus é a “polícia” do seu sistema, se os invasores ultrapassarem o muro, só poderão ser impedidos por essa “força” de segurança digital.

De uma maneira geral, um firewall pode ser entendido como o próprio nome já diz, uma “Parede de fogo”. O firewall é uma espécie de barreira de defesa, que tem o objetivo de bloquear o tráfego de dados indesejados e permitir os acessos bem-vindos. Esta barreira pode ser implementada como hardware ou software.

Conceito de Antivírus
segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. É um software que ajuda a proteger o computador contra a maior parte dos vírus que podem danificar os nossos arquivos.

Kaspersky Internet Security
No topo do ranking de melhor antivírus pago em 2023, temos o Kaspersky, desenvolvido pela empresa de mesmo nome.

Há 3 tipos básicos de firewall disponíveis de maneira comercial, sendo eles: Filtragem de pacotes (packet filtering); Firewall de aplicação (proxy services); Inspeção de estados (stateful inspection).

Windows Defender Firewall reduz a superfície de ataque de um dispositivo, fornecendo uma camada extra para o modelo de defesa em profundidade. Reduzir a superfície de ataque de um dispositivo aumenta a capacidade de gerenciamento e diminui a probabilidade de um ataque bem-sucedido.

Um firewall é um sistema de segurança de rede de computadores que restringe o tráfego da Internet para, de ou em uma rede privada. Esse software ou unidade de hardware-software dedicada funciona bloqueando ou permitindo pacotes de dados seletivamente.

Dentre algumas, podemos citar que eles impedem ataques e conexões de usuários não confiáveis à rede interna de uma organização e podem isolar a camada de servidores HTTP e FTP de uma empresa da sua rede interna.

Firewalls não são capazer de interceptar conexões que não passem por ele, como por exemplo um usuário que acesse a internet usando um modem 3G. Firewalls podem comprometer o desempenho da rede (ou do computador), demandando uma ampliação na infraestrutura para que seja possível superar o problema.

Com o passar do tempo os sistemas operacionais e a Internet evoluíram, o que significa que os programas de antivírus são constantemente atualizados, tornando-se cada vez mais programas avançados que não só detectam vírus, mas os bloqueiam, desinfectam arquivos e evitam que o computador seja infectado por eles.

Ao descobrir uma nova versão viral, o programa desmonta o seu código e o separa em grupos chamados de string. Assim, enquanto faz a varredura em sua máquina, a string identifica os arquivos que possuem aquelas características virais que ele já previa. Em seguida, ele deleta o arquivo, junto com o vírus.

Avast Antivírus

1. Avast Antivírus e Segurança. O Avast oferece proteção não somente contra ameaças online, mas a ataques à privacidade e desempenho do aparelho. É possível executar escaneamentos regulares, que detectam vulnerabilidades no sistema, assim como checar apps antes de instalar.

Next Generation Firewall

1. Next Generation Firewall. Um firewall corporativo do tipo Next Generation Firewall (NGF) é uma ótima escolha para a empresa com necessidades que vão além de um simples firewall. Com esse tipo de solução, você passa a ter um maior controle sobre o tráfego da rede da sua organização.

Desativado (não recomendado)
Desativar o firewall do Windows pode tornar o seu computador (e sua rede, se você tiver uma) mais vulnerável a danos de hackers e softwares maliciosos (como worms).

Os usuários que ficam fora do escritório com frequência, devem sempre ter um firewall de cliente instalado em seu sistema operacional ou fazer uso de VPN, afinal você não quer se arriscar quando está conectado à Internet fora do escritório ou em casa.

Para ver se o Firewall no Windows está rodando:

  1. Clique no botão Iniciar do Windows e selecione Painel de Controle. A janela Painel de controle aparecerá.
  2. Clique no link Central de Segurança. A Central de Segurança aparecerá.
  3. Se no cabeçalho do Firewall diz ATIVADO, o Firewall no Windows está rodando.

Eventualmente, o firewall e o antivírus do seu computador podem dar falsos positivos a respeito de um site legítimo, bloqueando seu acesso e impedindo você de acessá-lo. Esse tipo de ocorrência é mais raro, mas como o teste é simples, vale a pena checar, caso você confie no endereço de destino.

Você pode se beneficiar da execução Microsoft Defender Antivírus ao lado de outra solução antivírus.

O Windows Defender oferece uma proteção de cibersegurança decente, mas não chega perto da qualidade da maioria dos softwares antivírus premium. Se você busca apenas proteção de cibersegurança básica, o Microsoft Windows Defender é suficiente.

O recurso Firewall do Avast Antivirus monitora todo o tráfego de rede entre o seu PC e o mundo exterior para protegê-lo contra comunicações não autorizada e invasões.

Basicamente, o endereço IP é o identificador que permite que as informações sejam enviadas entre dispositivos em uma rede: ele contém as informações de localização e torna o dispositivo acessível para comunicação. A Internet precisa de um meio de distinguir diferentes computadores, roteadores e sites.