Qual é a diferença entre ferro gusa é aço?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O aço é uma liga metálica composta de ferro e carbono, produzidos por metalurgias, o ferro gusa é transformado em aço por meio de purificação. Nessa etapa, o carbono reage com oxigênio e separa o ferro para obtenção do aço para utilizarmos em inúmeras aplicações.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio. Determine se o de aço observando a sua cor.

As ligas metálicas denominadas aços e ferros fundidos são formadas pela combinação de ferro (Fe) e carbono (C) . As ligas de aço possuem em sua composição uma variação no teor de carbono entre 0,008 e 2,11%. Enquanto que no ferro fundido, o teor de carbono varia entre 2,11% e 6,67%.

O gusa é uma matéria-prima usada na fabricação de vários produtos e a base para a produção de aço. Na indústria, o minério de ferro é transformado em várias etapas até virar um material chamado de lingote, que mede cerca de quinze centímetros, cabe na palma da mão e tem aproximadamente 5kg.

O ferro gusa é a matéria-prima básica para produção de aço e peças fundidas. A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.

aço

O ferro gusa é um tipo de ferro fundido que é produzido a partir de minério de ferro, coque e calcário em altos-fornos. É um material bruto e é usado principalmente como matéria-prima na produção de aço.

Ferro gusa ou ferro fundido é muito duro mas quebradiço devido ao alto teor de carbono.

O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %). Sua produção é realizada rotineiramente em altos fornos em formato de cuba, com cerca de 30 metros de altura.

Vale destacar que o ferro, por ser um tipo de minério encontrado na natureza, é uma matéria-prima muita mais cara e difícil de ser encontrada no estado puro. Já o aço, por sua vez, tem maior custo-benefício e apresenta outras características importantes, entre elas: Mais resistência. Mais maleável.

O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível superior de densidade. Por isso, ele é mais utilizado em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias. No fundo, é mais indicado para trabalhos que exigem a maleabilidade que este metal fornece.

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

O ferro fundido é muito utilizado, vejamos quatro mais comercializados:

  • Cinzento.
  • Nodular.
  • Maleável.
  • Branco.

Não há uma resposta direta para essa pergunta. Ambos os materiais têm diferentes tipos de resistência. Enquanto o ferro fundido tem resistência à compressão, o aço tem mais resistência à tração. Mas, geralmente, o aço é mais durável que o ferro fundido.

O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.

Atualmente, o valor médio gira em torno de R$ 3,5 mil, o que ainda torna o ferro gusa um bom negócio – no oficial e no paralelo do crime.

Minas Gerais continua sendo o estado que concentra a maior produção, com 31,2% do mercado nacional, em 2020.

a China

Os maiores produtores mundiais de gusa são a China (46,4% do mercado), Japão (9,7%), Rússia (5,9%), EUA (4,3%), Ucrânia (3,8%) e Brasil (3,7%).

O ferro gusa produzido em Minas Gerais tem como destino o mercado nacional e a exportação, historicamente, em média, 50% para cada; O que é destinado ao mercado nacional representa, aproximadamente, 93% do ferro gusa adquirido pelas aciarias e fundições; as exportações são destinadas a vários países, da Ásia, América e ...