Qual e a diferença entre ferro aço e aço?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O ferro é um elemento químico, enquanto o aço é um material formado por ferro e carbono, outro elemento da tabela períodica. Portanto, as diferenças se baseiam na mistura do ferro com carbono, que dá origem ao aço. Por sua vez, ferro é um elemento puro e está presente, inclusive, no sangue. É um elemento químico.

Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas.

O aço maraging é um material notável conhecido por sua resistência excepcional. Esse tipo de aço de alta liga é envelhecido de forma especial para melhorar suas propriedades mecânicas, como resistência à tração e resistência ao impacto.

Por outro lado, o aço não é um elemento que está na tabela periódica. Isso acontece porque o aço é, na verdade, uma combinação dos elementos ferro (Fe) e carbono (C). A diferença é a concentração do carbono que, no aço, chega a até 2% da composição do material.

O aço tem menor teor de carbono, aproximadamente menos de 2%. O ferro fundido tem mais de 2% de carbono, aproximadamente mais de 4%.

O aço é facilmente corrosível por ação química ou eletroquímica. O próprio meio ambiente o danifica: o oxigênio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no aço forma o óxido de ferro causando alterações naturais, porém, indesejáveis.

O ferro fundido é muito utilizado, vejamos quatro mais comercializados:

  • Cinzento.
  • Nodular.
  • Maleável.
  • Branco.

Entre as mais utilizadas no mundo está o aço, formada por ferro e até cerca de 2% de carbono, mas diversos outros elementos podem ser adicionados. A liga mais resistente do mundo, porém, faz parte de um grupo conhecido como ligas de alta entropia (do inglês, High Entropy Alloy – HEA).

Os aços carbono são amplamente utilizados em diversas aplicações. Abaixo tem-se uma relação com a variação do teor de carbono nesse tipo de aço: Os aços carbono são os mais produzidos, constituindo cerca de 90% da produção mundial.

O aço extra macio, do 1006 a 1010, com teor de carbono de 0,05% a 0,15% tem resistência a ruptura de 35 a 45 kg/ mm2, não adquire têmpera, é maleável e fácil de soldar. Assim, é aplicado em peças, como parafusos e chapas.

Tungstênio

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Aço de baixo carbono: É a forma mais comum e amplamente utilizada de aço carbono. Contém menos de 0.25% de teor de carbono. O aço de baixo carbono é geralmente mais fraco e macio e também facilmente soldado e dúctil, o que os torna úteis na usinagem e soldagem por um baixo custo.

Tungstênio: O tungstênio é um metal refratário cinza-aço ou branco-prateado. O tungstênio pode ser usado como metal base para uma liga ou como elemento de suporte. O tungstênio fornece altos níveis de dureza, alta resistência ao calor e alto ponto de fusão.

O ferro, assim como o aço, não é resistente ao ambiente, mas ainda é o metal mais usado por causa das suas qualidades mecânicas e de seu preço baixo. Por que o ferro enferruja? Na presença de umidade, os átomos de ferro cedem dois elétrons para duas moléculas de água.

O aço é usado em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações, equipamentos de prospecção e extração de petróleo, assim como em perfuratrizes, esteiras e caçambas das minas de carvão.

Tags

  • ferro.
  • ferro cinzento e nodular.
  • Ferro fundido cinzento.
  • Ferro fundido nodular.
  • tipos de ferro.
  • Ferro Branco com cromo.

Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.