Qual é a diferença entre Felizmente e infelizmente?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os dois termos são antônimos. Enquanto "felizmente" significa algo que foi feito de forma feliz e alegre ou que causou felicidade em alguém, o termo "infelizmente" se refere a algo desgostoso, que desagradou as pessoas, que a pessoa lamenta.

1. De modo feliz. 2. Usa-se para indicar felicidade ou contentamento em relação ao que se diz ou ouve.

infelizmente (advérbio) -

Origem etimológica:latim infelix, -icis. Plural: infelizes.

A palavra infelizmente deve ser analisada como derivada em duas fases sucessivas, como se descreve a seguir: «No caso [de infelizmente], não se trata de um só processo de formação de palavras. O prefixo in- agrega-se a felizmente. O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz.

Derivação parassintética
Assim, na palavra infelizmente não ocorre parassíntese, pois o prefixo in- e o sufixo –mente são acrescentados ao radical em momentos diferentes.

- FELIZMENTE é o resultado do casamento entre o radical FELIZ e o sufixo MENTE.

Unfortunately, the plane has been delayed.
Infelizmente, o avião atrasou.

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

Adjunto adverbial de modo
Os adjuntos adverbiais de modo fornecem à oração a ideia de modo, maneira, tal como: bem, mal, melhor, pior, assim, diferente, igual, felizmente, e quase todos os adjuntos terminados em "mente". Exemplos de orações com adjunto adverbial de modo: Felizmente, a criança chegou.

2 torna-se, fica, vira, faz-se, passa, converte-se, transforma-se. Exemplo: O Sérgio é meu amigo se eu deixar de ser amigo da Milena. Refere-se: 3 refere-se, concerne, toca, respeita, interessa, relaciona-se, compete, tange.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

A forma [lamentavelmente]pode ser [advérbio] ou [derivação de lamentável] .

A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

No português, os principais processos para formar palavras novas são dois: derivação e composição.

Resposta: Infelizmente é um advérbio de modo que é usado para descrever uma situação de ocorre de modo infeliz, ou triste.

A forma correta como se escreve a palavra é infelizmente, com z. A palavra é formada a partir do acréscimo do sufixo -mente ao vocábulo infeliz(infeliz + mente) e, por isso, deve ser escrita com a letra z. A etimologia do vocábulo infeliz remete ao termo latino infelix.

Os radicais são, pois, felic e feliz.

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

Tipos de Derivação

Palavra InicialPrefixoRadical
lealdesleal
felizinfeliz