Qual é a diferença entre favela e morro?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Na verdade, favela significa toda e qualquer ocupação irregular de terrenos públicos ou privados ou em áreas que não são recomendadas para a moradia (como os morros).

A origem do termo surgiu após a Guerra de Canudos, onde ficava o Morro da Favela original, graças a uma planta conhecida como faveleira, farta no local.

O termo “periferia” é usado para se referir as favelas, os bairros mais pobres, loteamentos clandestinos, que são resultados da má distribuição de renda, desigualdade social, segregação socioespacial, entre outros problemas. Geralmente, esses locais são afastados dos grandes centros.

Favela Sol Nascente

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

É comum que o “frente do morro” seja chamado também de dono do morro. Ele, por sua vez, nomeia outros “gerentes” ou “responsáveis” por pontos de venda ou cargas de drogas, que organizam o trabalho nas bocas e participam dos lucros obtidos.

Pelas leis em geral, os morros são formados em consequência de uma falha geológica, pela erosão ou pelos movimentos das placas. E no caso especial do morro isolado sua formação se deve principalmente pela erosão, ou seja, esta é a causa que define o terreno em questão.

Palavra do dialeto de peões da região centro-oeste do Brasil, significa touro que se desgarra do rebanho, fugindo para as matas e se tornando selvagem, e portanto muito bravo (alongado) tem grande porte, pois passa da época de ser abatido.

No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, o inchaço populacional, a ausência do Estado e a consequente falta de políticas públicas, tornaram as favelas os principais centros do narcotráfico no Rio de Janeiro, o que tornou essas áreas ainda mais violentas.

Jacarezinho

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a favela do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, superou a Rocinha, no Rio de Janeiro e já é a maior reunião de domicílios subnormais do país.

Nas grandes cidades da América Latina e de outros países, a palavra subúrbio é comumente utilizada para se referir a áreas que não possuem todos os recursos das regiões nobres, como as favelas — principalmente no que diz respeito a infraestrutura urbana (como energia elétrica, água encanada, esgoto, coleta de lixo, etc ...

9 sinônimos de favela para 2 sentidos da palavra favela: Conjunto de habitações populares: 1 morro, comunidade, bairro, gueto, maloca, musseque.

O que é Favela:
Uma comunidade com todas os aspectos de um bairro, porém predomina o aspecto claro da dificuldade social e financeira.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Heliópolis

Como de praxe da abordagem sensacionalista e preconceituosa, as manchetes e relatos afirmavam que Heliópolis é um território dominado pelo crime organizado e um dos lugares mais violentos da cidade de São Paulo.

São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.

Ressignificando as favelas
Muitos moradores e líderes comunitários, porém, criticam a negação do termo “favela”. Para eles, mais importante do que tentar renomear as favelas é dar dignidade aos moradores e visibilidade para suas reivindicações.

Entre os países, a proporção de residentes urbanos que vivem em áreas de favelas em 2009 era maior na República Centro-Africana (95,9%), Chade (89,3%), Níger (81,7%) e Moçambique (80,5%).

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Vapor - é o responsável pela venda no varejo diretamente aos consumidores. Não porta arma e ganha por comissão. São os mais vulneráveis à ação policial. Olheiro ou fogueteiro - vigia as entradas principais da favela e avisa à toda rede, por meio de fogos de artifício ou rádio-comunicadores.