Qual é a diferença entre Familiar é parente?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada a ver com o meu sobrenome. Família é chegada, não origem.

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

Os irmãos (segundo grau), tios (terceiro grau), sobrinhos (terceiro grau), primos (quarto grau). São parentes por afinidade: sogros (primeiro grau), avós do companheiro(a) (segundo grau), enteados (primeiro grau), netos do seu companheiro(a) (segundo grau) e cunhados (segundo grau).

1. Cada um dos ascendentes, descendentes ou colaterais de uma família por consanguinidade , afinidade ou adopção ; pessoa liga a outra por laços de família.

Segundo o dicionário Michaelis, incesto é uma "relação sexual entre parentes (consanguíneos ou afins) dentro dos graus em que a lei, a moral ou a religião proíbe ou condena o casamento".

É um arranjo de membros que compõem uma família, e pode ter diversas classificações.

"Marido e mulher não são parentes. A relação entre os esposos é de vínculo conjugal que nasce com o casamento e dissolve-se pela morte de um dos cônjuges, pelo divórcio ou pela anulação do matrimônio."

São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.

Os primeiros são os nossos ascendentes e os nossos descendentes, isto é, nosso pai, mãe, avós, filhos, netos e assim por diante. Enquanto isso, os parentes colaterais têm o mesmo ancestral em comum, mas não descendem ou ascendem entre si.

Geralmente, é formada pela mãe, pai e filhos, o que chamamos de núcleo familiar. Hoje esse grupo familiar também é conhecido como família tradicional. O primeiro grupo social em que o indivíduo convive é a família, e nela a criança aprende a falar, a andar, a amar e ser amada.

Na linha reta, o grau é determinado, na ascendência ou descendência, pela evidência de cada geração, tendo por base o autor comum. Assim, o pai e o filho estão no primeiro grau, porque entre eles há apenas uma geração. O avô e o neto têm parentesco de segundo grau.

Honra teu pai e tua mãe; que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:1–4).

Parentes são as pessoas que possuem algum vínculo familiar, em maior ou menor grau, com alguém. Esta proximidade pode se dar por laços sanguíneos, casamento, adoção ou algum outro tipo de afinidade.

Prova disso é que a união entre irmãos e outros parentes próximos é censurada nos mandamentos e leis que Deus introduziu a Moisés na época em que este conduzia o povo de Israel à terra prometida (Levítico 18:7-17).

Pessoas que têm relação de parentesco: 1 família, casa, parentela, familiares, parentada, semelhantes, vizinhos, parecidos, iguais, idênticos, análogos, similares, afins, parelhos, congêneres, equivalentes, conformes, símeis, semelháveis, pares, gêmeos, convizinhos, cômpares.